11ª Conferência internacional de organizações de produtores de frutas e legumes

2016-11-18

I250-1C45D50658.JPG

De 23 a 25 de novembro, vai decorrer em Lisboa, no Myriad by Sana Hotels, no Parque das Nações, a ICOP 2016 – 11ª Conferência internacional de organizações de produtores de frutas e legumes.

Na ICOP 2016 vão ser focadas questões económicas e políticas e os respetivos efeitos para o setor. Os participantes vão ouvir oradores internacionais, participar em painéis de discussão, conhecer exemplos de boas práticas, ter tempo e espaço para networking e visitar organizações de produtores.

A 24 de novembro, o primeiro painel de oradores vai abordar temas como a influência da digitalização, as parcerias entre comercialização e produção com vista à inovação e a associação entre as produtoras de fruta e legumes frescos. A seguir vai entrar a experiência portuguesa pela mão da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, nomeadamente com as oportunidades de negócio para o mercado europeu de frescos; o acordo comercial entre 14 organizações de produtores de Pêra Rocha; soluções win-win de projectos, boas para a agricultura e o ambiente; e a marca como elemento de diferenciação no caso do agro-negócio Vitacress.

A tarde vai ser dedicada à Organização Mundial do Comércio, ao dia a dia das organizações de produtores de vários países e à estratégia nacional de gestão das expetativas e desafios das organizações de produtores em Portugal.

Nos intervalos entre os painéis, assim como no fecho da conferência vai haver espaço e tempo de networking e B2B.

As visitas programadas para dia 25 vão ter como destino: a Hortapronta – empresa de produção, tratamento e distribuição de produtos hortícolas na região Oeste de Portugal, com sede na Atouguia da Baleia; a Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, com sede no Cadaval, e ao Alqueva.

Falta referir que a ICOP 2016 é organizada pela consultora austríaca gfa em parceria com a amcAustria (que representa as organizações de produtores de frutas e legumes), a COGECA (comité geral das cooperativas agrícolas europeias), a DPA (Dutch Produce Association), a FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas) e a Portugal Fresh.

Em 2017, a 12ª edição da Conferência internacional de organizações de produtores de frutas e legumes vai deslocar-se até à cidade de Nantes (França).

Mais informações no site do evento: http://www.gfa.co.at/en/icop/icop-2016/overview.html





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

O montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular

2018-08-21 a 2018-08-22, Ponte de Sôr e Coruche

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1