Newsletter LEADER 2020 07-06-2017 [Nº 13]


Colóquio sobre “Produtos de qualidade, territórios e gastronomia” na FNA2017

Integrado no programa de seminários “Conversas de Agricultura” da Feira Nacional de Agricultura (FNA), a Federação Minha Terra organiza o colóquio “Produtos de qualidade, territórios e gastronomia”, no dia 13 de Junho, pelas 10h00, na Sala Tejo do CNEMA (Centro Nacional de Exposições).

A abrir a sessão, vai estar a Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), Elizete Jardim. Segue-se depois uma mesa-redonda moderada pela Presidente da Federação Minha Terra, Maria João Botelho, que vai contar com intervenções da DGADR, da AHRESP, da IN LOCO, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e da Federação Minha Terra.

A entrada é livre e a inscrição obrigatória, basta aceder aqui.

O mais alargado fórum de discussão de ciências hortícolas na Península Ibérica vai reunir, de 7 a 10 de junho, em Coimbra, a comunidade científica e técnica luso-espanhola que trabalha em Horticultura, incluindo a fruta, hortaliças, vinha, olival, plantas aromáticas e medicinais e plantas ornamentais.

 

A Região de Barroso é candidata ao Programa de Sistemas Agrícolas Tradicionais de Relevância Global, em inglês Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS). A Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega (ADRAT) lidera este processo de candidatura que está prestes a ser formalizada.

A Organização Mundial de Turismo (OMT) divulgou o 2º Relatório Global sobre Turismo Gastronómico. A tendência dita que a gastronomia também já se tornou uma motivação essencial na intenção de escolha de um destino turístico, além de ser um elemento fundamental da história, da tradição e da identidade de um território.