Relatório da OMT sobre Turismo Gastronómico

2017-06-07

No 3º Fórum Mundial sobre Turismo Gastronómico, que decorreu em San Sebastian, Espanha, de 8 a 9 de maio, a Organização Mundial de Turismo (OMT) divulgou o 2º Relatório Global sobre Turismo Gastronómico. A tendência dita que a gastronomia também já se tornou uma motivação essencial na intenção de escolha de um destino turístico, além de ser um elemento fundamental da história, da tradição e da identidade de um território.

Este segmento do turismo gastronómico “oferece um enorme potencial para estimular as economias locais, regionais e nacionais e promover a sustentabilidade e a inclusão”. Através da exposição de 60 boas práticas de turismo gastronómico, oriundas de diversos países, abordam-se questões como a sazonalidade, a formação e a inovação, as iniciativas ligadas às TIC e os roteiros ligados à vinicultura.

O relatório salienta que em termos de motivações turísticas, a experiência gastronómica fica ao mesmo nível da visita ao museu, da fruição da música e da contemplação da arquitetura de um destino. Nesse sentido, o turismo gastronómico insere um forte potencial para melhorar a gestão dos destinos, para promover as culturas e contribuir para outros setores como a agricultura e o fabrico de alimentos.

O compromisso do turismo gastronómico com os princípios da sustentabilidade – redução da pobreza, uso eficiente dos recursos, protecção ambiental e alterações climáticas e defesa dos valores culturais, patrimoniais e da diversidade – ficou patente no Fórum de San Sebastian. Da mesma maneira que se relevou o compromisso do viajante com estes princípios através da sua experiência gastronómica. Daí a necessidade de elaborar medidas políticas ajustadas e um quadro de governança forte, com vista a facilitar não só o compromisso de atores fundamentais, como a interação entre eles, e o desenvolvimento de parcerias entre agentes privados e atores públicos.

A união entre a gastronomia e o turismo apresenta-se como uma plataforma para revitalizar culturas, preservar património material e imaterial, empoderar comunidades e valorizar o conhecimento intercultural.

O 2º Relatório Global sobre o Turismo Gastronómico (versão inglesa) encontra-se em anexo.

Para mais informações sobre o fórum, consultar a página do 3rd UNWTO World Forum on Gastronomy Tourism.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Mercados de Natal do Ribatejo Interior

2018-12-01 a 2018-12-16, Constância, Abrantes e Sardoal

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

2018-12-18, Alpiarça

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1