Newsletter LEADER 2020 28-12-2017 [Nº 24]


A população algarvia está a afastar-se da dieta mediterrânica

O primeiro estudo conduzido pelo Observatório de Segurança Alimentar do Algarve revela que 24% das famílias no Algarve sofrem de um nível ligeiro de insegurança alimentar. Apresentado, a 13 de dezembro, no âmbito da Universidade Pensar Global, Agir Local, em Loulé, “O Estado da Alimentação no Algarve: Resultados da avaliação regional do estudo de segurança alimentar” é o primeiro marco deste projeto-piloto desenvolvido pela In Loco em parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

A TAGUS e os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal apostam, há muito, na promoção dos melhores produtos locais, nomeadamente através da criação e dinamização de espaços de comercialização. O espaço Cá da Terra, em Sardoal, celebrou quatro anos, no passado dia 6 de dezembro, com uma sessão sobre a importância da imagem dos produtos.

I240-IMAGEM1_NL.JPG

Até 31 de janeiro de 2018, decorre a consulta pública sobre o Estatuto da Pequena Agricultura Familiar. É imperioso estabelecer políticas públicas que reconheçam e potenciem a sua contribuição para a produção, o empego, a preservação do ambiente e da biodiversidade e, em última análise, para a fixação de pessoas em muitas áreas do interior.

O primeiro de seis seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano”, organizado pelo Colégio F3, vai decorrer a 11 de janeiro. Como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente, o tema central deste ciclo vai ser abordado a partir de uma visão holística para gerar um debate multidimensional.

I241-SEM_NOME_NL1.JPG