Newsletter LEADER 2020 26-01-2017 [Nº 05]


Agricultura biodinâmica e sistemas de certificação associados

Face aos efeitos secundários – solos degradados, alimentos e água contaminados e pessoas intoxicadas –, de uma agricultura industrial, engendrada pela revolução verde no século XX, impõem-se mudanças. Na busca de um compromisso com um grau de segurança mínima garantida, surge a agricultura biodinâmica. 

Dia 8 de fevereiro, vai realizar-se o colóquio intitulado “Agricultura biodinâmica e sistemas de certificação associados“ no auditório do Campus Agrário de Vairão, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 


Como entrosar o setor agroalimentar com o turismo?

As trocas comerciais entre o setor agroalimentar e hóteis e restaurantes no Algarve vão estar na mira de um estudo de diagnóstico a cargo da Universidade do Algarve (UAlg). Este estudo, que se insere no projeto Agrotur, visa caracterizar a oferta dos territórios de baixa densidade e a procura das empresas do setor do turismo do Algarve.

 

 

I307-IMAGEM1.JPG


Governo quer maior número de centrais de biomassa florestal de tamanho menor

A 9 de janeiro, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, declarou, na 5ª sessão regional de discussão pública de reforma da floresta em Coimbra, que era intenção do Governo investir na criação de centrais de biomassa florestal mais pequenas, envolvendo também os municípios. Desta feita, o Governo quer associar o poder local a esta estratégia, conferindo às câmaras municipais dos concelhos, anteriormente selecionadas para acolher as futuras centrais, as potências disponíveis. Contudo, conforme frisou Amândio Torres, devem ser “privilegiadas unidades de auto-subsistência ou de pequena dimensão, numa escala mais local”.   I53-PA040043.JPG

 


Cinco novas linhas de crédito no valor de 1600 milhões de euros para PME

I302-IMAGEM1.JPG  

O programa Capitalizar do Ministério da Economia vai apoiar investimentos de longo prazo das Pequenas e Médias Empresas (PME) com base em cinco linhas de crédito num total de 1600 milhões de euros.

A Linha de Crédito Capitalizar, integrada no programa Capitalizar, vem, assim, estimular a oferta de soluções de financiamento para investimentos em projetos com fundos comunitários, propor condições mais vantajosas de financiamento para micro e pequenas empresas, ampliar a oferta de operações de Fundo de Maneio, e alargar o acesso a plafonds de crédito a todas as empresas.


35 milhões para apoio à restruturação e reconversão da vinha

I55-DSC_1395.JPG  

Com vista a campanha 2017/2018, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) solicita a submissão de candidaturas ao regime de apoio à restruturação e reconversão da vinha (VITIS) até 31 de janeiro. As propostas devem ser apresentadas por via eletrónica na página do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, a decisão de aprovação ou rejeição sendo depois comunicada aos candidatos até 15 de maio de 2017.


Regras de designação, apresentação e rotulagem de produtos vitivinícolas, estabelecidas numa única portaria

A Portaria n.º26/2017, publicada em Diário da República, estabelece as regras complementares relativas à designação, apresentação e rotulagem dos produtos do sector vitivinícola previstas nos regulamentos europeus. Com vista a garantir a transparência e a clareza, procedeu-se à reformulação do atual quadro legal nacional, reunindo numa única portaria as regras complementares à legislação da União Europeia.

O que de melhor se produz nos concelhos da Sertã, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila do Rei vai marcar presença nos mercados “Quintais nas Praças do Pinhal”. Os produtos hortofrutícolas frescos vindos diretamente do produtor, os produtos transformados e o artesanato regional vão percorrer cada concelho do território mês após mês para ir ao encontro das populações locais.


I58-FEIRAQUEIJO2017__2_.JPG

  

A Câmara Municipal de Serpa vai promover, de 24 a 26 de fevereiro, em Serpa, a edição 2017 da Feira do Queijo do Alentejo que vai contar com produtores de queijo de Serpa, Évora, Nisa, Beira Baixa, Castelo Branco, Terrincho, Azeitão, Redondo, Borba, Estremoz, Rio de Moinhos, Serra de Estrela, Açores e Salamanca (Espanha).


Sintra, Azueira e Lousa são os núcleos escolhidos pela A2S com vista a promover ações de divulgação sobre as oportunidades de financiamento para o desenvolvimento rural da região Saloia, geridas pela A2S no quadro do PDR2020.


A ADRIMINHO vai fechar a 31 de janeiro o período de apresentação de candidaturas à Medida 10.1.2.3 – Diversificação de atividades na exploração agrícola, após ter prorrogado o prazo, inicialmente previsto para 9 de janeiro, por mais 22 dias.


17 de fevereiro termina o período de apresentação de candidaturas para a Operação 10.2.1.3 – Diversificação da Actividade na Exploração Agrícola, integrada na medida 10 LEADER do PDR2020, lançado pelo GAL ADIBER/Beira Serra14-20, no âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local.


O Grupo de Ação Local ADIRN recebeu oito candidaturas dos concelhos de Alcanena, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha para a Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias. O montante total das propostas ascende a 903.011,62 euros, sendo que 270.962,96 euros de despesa pública estavam colocados a concurso.