Como entrosar o setor agroalimentar com o turismo?

2017-01-25

As trocas comerciais entre o setor agroalimentar e hóteis e restaurantes no Algarve vão estar na mira de um estudo de diagnóstico a cargo da Universidade do Algarve (UAlg). Este estudo, que se insere no projeto Agrotur, visa caracterizar a oferta dos territórios de baixa densidade e a procura das empresas do setor do turismo do Algarve.

Num primeira abordagem, é sabido que grande parte das freguesias de baixa densidade visitadas pelos técnicos do projeto apresenta uma população envelhecida e ocupada em torno de uma produção agroalimentar de subsistência. Existem, porém, indícios de mudança, na pessoa de pequenos produtores que beneficiaram dos anteriores programas de apoio, ou ainda jovens empreendedores que decidiram capitalizar património familiar abandonado.

Ao registar as parcerias existentes, explorar estratégias de comercialização e de distribuição capazes de aumentar o consumo interno destes produtos locais e avaliar o valor acrescentado que novas redes de parceria comercial poderão trazer para a região, quer-se potenciar os produtos do setor agroalimentar, integrando-os no consumo intermédio do setor turístico.

O projeto Agrotur – Promoção de produtos agroalimentares dos territórios de baixa densidade no setor do turismo está a ser desenvolvido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a UAlg e a Tertúlia Algarvia, e financiado pelo CRESC – Algarve 2020 (Programa Operacional do Algarve). Procede da recomendação da RIS3 – Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente relativa à consolidação da cadeia de valor regional através da exploração de sinergias intersectoriais.

Para mais informações sobre o estudo-diagnóstico, contatar o CRIA – Centro em rede de investigação e antropologia da UAlg, através do endereço cria@cria.pt





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