Cinco novas linhas de crédito no valor de 1600 milhões de euros para PME

2017-01-18

O programa Capitalizar do Ministério da Economia vai apoiar investimentos de longo prazo das Pequenas e Médias Empresas (PME) com base em cinco linhas de crédito num total de 1600 milhões de euros.

A Linha de Crédito Capitalizar, integrada no programa Capitalizar, vem, assim, estimular a oferta de soluções de financiamento para investimentos em projetos com fundos comunitários, propor condições mais vantajosas de financiamento para micro e pequenas empresas, ampliar a oferta de operações de Fundo de Maneio, e alargar o acesso a plafonds de crédito a todas as empresas.

As cinco linhas de crédito destinam-se a PME, com montantes de financiamento por empresa entre 25 mil e dois milhões de euros e com prazos entre três a 10 anos, sendo disponibilizadas nos balcões de bancos protocolados:

  • A linha “Investimento Projetos 2020” tem uma dotação de 300 milhões de euros para alargar a oferta de crédito bancário para financiamento de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020, nomeadamente no que respeita a despesas elegíveis, em que a Linha de Crédito e Garantias IFD 2016-2020 possa vir a revelar-se insuficiente.
  • A linha “Micro e Pequenas e Empresas” tem uma dotação de 400 milhões de euros e visa potenciar o acesso a financiamento para investimentos em ativos e reforço de capitais.
  • A linha “Fundo de Maneio” tem uma dotação de 700 milhões de euros e visa financiar necessidades de fundo de maneio das empresas com financiamentos de médio prazo, contribuindo assim para uma maior estabilidade dos recursos financeiros ao seu dispor.
  • A linha “Plafond de Tesouraria” conta com 100 milhões de euros e visa apoiar a introdução de definições de teto de crédito em condições acessíveis para todas as empresas.
  • A linha “Investimento Geral”, que também conta com 100 milhões de euros, visa financiar investimentos em ativos com elevado prazo de recuperação.

Segundo o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, estas linhas pretendem dar dinheiro às empresas com prazos mais favoráveis e spreads mais baixos, permitindo não só financiar investimentos, mas também a atividade corrente.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano”

2018-01-11, Lisboa

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1