E assim se apresenta... a Feira do Queijo do Alentejo

2017-01-13

A edição de 2017 da Feira do Queijo do Alentejo apostou numa área maior e num número maior de produtores de queijo. A decorrer de 24 a 26 de fevereiro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa, a 16ª Feira conta entre os convidados com queijos de Serpa, Évora, Nisa, Beira Baixa, Castelo Branco, Terrincho, Azeitão, Redondo, Borba, Estremoz, Rio de Moinhos, Serra de Estrela, Açores e Salamanca (Espanha). 

Para além do queijo e das agroalimentares que vão estar em destaque, a Feira vai ter um espaço reservado ao artesanato, produtos regionais, tasquinhas com gastronomia típica e outras atividades ligadas ao mundo rural e à cultura e identidade local. Logo a começar pelo cante alentejano – Património Imaterial da Humanidade –, sempre presente ao longo destes três dias.

A Feira do Queijo do Alentejo vai igualmente contar com espaços e tempos para uma franca e saudável interação, nomeadamente o público mais jovem vai poder participar em actividades de animação no Espaço Brinca, os amantes da cozinha vão poder pôr em prática a sua paixão nas oficinas de culinária, sem esquecer as sessões de apresentação de projetos e programas relacionados com o desenvolvimento local e a 3ª edição do Concurso de Melhor Queijo da Feira do Queijo.

Refira-se que um dos pontos altos da feira, além do 3º Concurso “Melhor Queijo da Feira do Queijo”, vai ser a assinatura do Protocolo do Centro de Competências da Agricultura Biológica e dos Produtos no Modo de Produção Biológico e do Protocolo do Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. 

O Centro de Competências da Agricultura Biológica e dos Produtos no Modo de Produção Biológico reúne produtores, indústria, associações, entidades científicas e tecnológicas nacionais e autarquias em parceria com o Ministério da Agricultura. Tem como missão dar resposta a “desafios estratégicos crescentes colocados pelos mercados, projetando massa crítica para criação de valor dentro do setor”, permitindo também a “dinamização e a passagem da investigação agrícola para os agentes económicos”.

Quase em simultâneo, para aguçar as papilas gustativas, Serpa celebra, de 20 a 26 de fevereiro, a IIIª Semana Gastronómica do QueijoDezasseis restaurantes do concelho renderam-se à iniciativa, dispostos a aliar a versatilidade do queijo de Serpa aos pratos tradicionais.

Consultar o programa detalhado da Feira do Queijo do Alentejo 2017 aqui.





Em Desenvolvimento ...

Este website está em desenvolvimento. Alguns conteúdos e funcionalidade podem estar incompletos.

Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1