Conselho conclui revisão da estratégia de UE para as florestas

2019-04-15

O Conselho (Agricultura e Pescas) reunido a 15 de abril adotou um conjunto de conclusões sobre os progressos na implementação da estratégia europeia para as florestas e sobre um novo quadro estratégico para as florestas. As conclusões vêm na sequência da publicação de um relatório da Comissão de dezembro de 2018, que examinou o papel da estratégia ao longo dos cinco primeiros anos de implementação.

I885-SEMXNOME.JPG

Nas suas conclusões, o Conselho reconhece favoravelmente os progressos feitos na implementação da estratégia europeia para as florestas, que contribuiu para promoção do desenvolvimento sustentável através da gestão sustentável das florestas e para o aumento da cooperação entre os Estados-Membros, a Comissão e outros intervenientes importantes em termos de políticas florestais da UE.

As conclusões apontaram as prioridades a seguir nos próximos dois anos com vista a alcançar os objetivos da estratégia, como melhorias na coordenação, na comunicação e a partilha de boas práticas.

Por fim, o Conselho convida a Comissão a fazer uma comunicação ambiciosa para o reforço da ação europeia contra a deflorestação e para a conceção de uma nova estratégia florestal europeia pós-2020.

A estratégia da UE para as florestas foi constituída em 2013 para coordenar a resposta da União Europeia aos desafios enfrentados pelas florestas e pelo setor florestal da UE. A estratégia identifica os princípios-chave necessários para consolidar a gestão florestal sustentável e melhorar a competitividade e a criação de emprego, particularmente nas zonas rurais, assegurando simultaneamente a protecção das florestas e a prestação de serviços ecossistémicos.

Em dezembro de 2018, a Comissão publicou uma avaliação intermediária da estratégia, concluindo que esta está a alcançar os objetivos de encorajamento de uma gestão sustentável das florestas, tanto na UE como a nível global.

Leia as conclusões sobre a evolução da execução da estratégia da UE para as florestas e sobre um novo quadro estratégico para as florestas AQUI e a 

Evolução da execução da estratégia da UE para as florestas "Uma nova estratégia da UE para as florestas e o setor florestal" AQUI

Descritores: Setor Florestal.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

54 projetos LEADER no “Terra Viva 2019” da TSF

2019-06-03 a 2019-07-09, Rádio TSF

“Venha conhecer o que a Europa proporcionou à Ciência da região do Alentejo”

2019-07-06, Vale de Santarém

Fórum internacional territórios relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis

2019-07-17 a 2019-07-21, Idanha-a-Nova

A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30

2019-10-15 a 2019-10-18, Lisboa/Oeiras

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1