Produtos de qualidade locais

A Terras Dentro vai concretizar um seminário dia 6 de dezembro, na Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Beja, com o objetivo de valorizar e proteger um produto com forte impacto económico na região do Alentejo, contribuindo para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do setor e de outras atividades ligadas à fileira do pão.

 

Primeiro Concurso de Mel das Terras do Gerês

A 11 de novembro, o Município de Terras de Bouro em parceria com a ATAHCA promoveram o Iº Concurso de Mel de Terras de Bouro, inserido na XVII Feira - Mostra de São Martinho, nas Terras do Gerês, com vista a promoção e valorização do mel, considerado um produto local de grande importância ambiental, económica, social e cultural do concelho de Terras de Bouro.

 

O projeto da Terras Dentro “A Qualificação do Pão Alentejano” é capa da publicação da CCDR Alentejo do mês de setembro, “Alentejo Hoje - Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”.

 

Castanha da Terra Fria em Lisboa

Hoje, dia 25 de outubro, a partir das 17h00, a CoraANE vai realizar uma acção promocional da “Castanha da Terra Fria”, produto de Denominação de Origem Protegida – DOP, na “Loja do Intendente – Produtos e Territórios”, localizada no Largo do Intendente Pina Manique, nº 13, em Lisboa.

Esta ação da CoraANE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina insere-se no âmbito da promoção e divulgação dos produtos da Terra Fria Transmontana, em colaboração com a Loja, espaço de produtos e gastronomia, da qual a CoraANE é parceira, tal como a TERRAS DE SICÓ, a PINHAL MAIOR, a ADER-AL, o MONTE e a TAGUS.

I512-SEMXNOME.JPG

 

Sabores e Saberes do Douro Verde

Os produtos locais, a gastronomia e os vinhos, em particular a carne arouquesa, o anho assado, os vinhos verdes e as cerejas de Resende, o património e a cultura, o turismo de natureza, o alojamento turístico e muita animação constam do programa do “Douro Verde – Sabores & Saberes”, a decorrer, de 30 de junho a 2 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

I417-FLYER-DL-FRENTE.JPG

 

“Produtos de Qualidade, Territórios e Gastronomia” em perspetiva

No dia 13 de junho, o Colóquio “Produtos de Qualidade, Territórios e Gastronomia”, integrado na participação da Minha Terra na FNA 2017 no âmbito do Projeto Plano de Informação LEADER 2020, projetou uma visão sobre esta temática segundo cinco perspetivas integradas.

I416-MESAXCOLXXQUIO.JPG

 

No 3º Fórum Mundial sobre Turismo Gastronómico, que decorreu em San Sebastian, Espanha, de 8 a 9 de maio, a Organização Mundial de Turismo (OMT) divulgou o 2º Relatório Global sobre o Turismo Gastronómico. A tendência dita que a gastronomia também já se tornou uma motivação essencial na intenção de escolha de um destino turístico, além de ser um elemento fundamental da história, da tradição e da identidade de um território.

 

Fim de semana do cabrito biológico da Serra do Gerês

O cabrito biológico da Serra do Gerês foi alvo de todas as atenções em Terras de Bouro, no fim de semana de 5 a 7 de maio. A fim de divulgar e promover um produto local genuíno, integrado num universo de produtos e recursos endógenos próprios ao território do Alto Cávado, desde o património natural e cultural, passando pelo turismo rural, o artesanato, até à gastronomia.

I385-SEMXNOME.JPG

 

Provas comentadas, vinho a copo, degustação de produtos regionais, sushi com Arinto, harmonização de sabores, conversas sobre vinho, música, animação de rua e muitas outras surpresas vão estar no programa das festas da mostra ‘Arinto & Sabores Saloios’, no Museu da Vinha e do Vinho e espaço envolvente, em Bucelas, nos dias 2 e 3 de junho.

 

 

A 20 e 21 de maio, no Espaço 1111, na Vila Templária de Soure, vai erguer-se a ExpoSicó’17 composta pela XXIX Feira do Queijo Rabaçal, pelo XXIX Festival de Folclore da Serra de Sicó, pela XIX Mostra de Vinhos Terras de Sicó e pela XIII Mostra do azeite e mel da Serra de Sicó.

 

No passado dia 10 de novembro festejou-se mais um dia “mundial” da bolota. Já lá vão oito, desde que esta ideia germinou na mente do professor de biologia Jorge Carecho, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. Entretanto, não deixou de dar frutos, e já são muitos os sítios virtuais e reais que promovem e implementam esta ideia independente e arrojada.

 

A Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) em parceria com a Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) lançou a 4 de novembro, em Chaves, uma plataforma de apoio aos setores do turismo e do agroalimentar com base numa rede colaborativa em prol da valorização do turismo e dos produtos regionais.

 

Qualificação de Produtos Locais é tema de seminário da ADRAT

A 22 de novembro, pelas 14h30, a ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega vai levar a debate um tema, desde sempre, caro ao movimento do desenvolvimento local – a qualificação de produtos locais.

I538-SEMXNOMEX.JPG

 

Promoção e Valorização de Azeites de Montanha

Dia 24 de outubro, é apresentado, no Teatro Municipal da Guarda, o Projeto “Promoção e Valorização de Azeites de Montanha”. Pretende constituir-se como uma estratégia baseada na capitalização do conhecimento científico e tecnológico junto do tecido empresarial da fileira dos Azeites de Montanha.

 

Colóquio sobre “Produtos de qualidade, territórios e gastronomia” na FNA2017

Integrado no programa de seminários “Conversas de Agricultura” da Feira Nacional de Agricultura (FNA), a Federação Minha Terra organiza o colóquio “Produtos de qualidade, territórios e gastronomia”, no dia 13 de Junho, pelas 10h00, na Sala Tejo do CNEMA (Centro Nacional de Exposições).

I409-QUEIJOSX-XREQUEIJXXO.JPG

 

Sentar à mesma mesa empresários do turismo e produtores locais

A Associação Odiana abre as suas portas, em Castro Marim, aos empresários e produtores do território a 24 de janeiro, pelas 14h30. Esta vai ser a primeira de seis sessões de trabalho no âmbito do projeto “Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)”.

I303-IMAGEM2.JPG

 

Há três anos a promover e comercializar produtos locais

I259-IMAGEM1.JPG

Cá da Terra, no Sardoal, e Camões com Sabor, em Constância, dois espaços lançados, respetivamente a 6 e 7 de dezembro de 2013 pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com os municípios do Sardoal e de Constância, vão celebrar três anos de serviços leais aos produtos locais.

 
 

Segundo informações recolhidas pelo Semanário V junto do presidente da direção da ATAHCA, Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, José Mota Alves, existem variedades de frutas com tendência a desaparecer.

 




Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano”

2018-01-11, Lisboa

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1