Pequena agricultura

«Primavera chuvosa e verão muito quente afetam campanha agrícola»

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 17 de novembro, prevê-se uma descida da produção para pomares, vinha e olival.

 

Jovens Agricultores com projetos de instalação aprovados ao abrigo do PDR2020 ou do programa PRODER vão beneficiar da oportunidade de se inscrever nas formações organizadas pela ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva e agendadas para iniciar a 9 de janeiro de 2017, em Viseu e Tarouca.

 

Na manhã do dia 8 de fevereiro, vai realizar-se o colóquio intitulado “Agricultura biodinâmica e sistemas de certificação associados“ no auditório do Campus Agrário de Vairão, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 

A União da Floresta Mediterrânica (UNAC) vai promover o Seminário Anual da Fileira da Pinha/Pinhão 2016 a 7 de dezembro, no Cine Granadeiro – Auditório Municipal, em Grândola.

 

Barroso é candidato a património agrícola mundial

A região de Barroso quer candidatar-se ao Programa “Sistemas engenhosos do património agrícola mundial” da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No âmbito do processo de elaboração desta candidatura, uma delegação da FAO visitou, a 21 de novembro, vários pontos e conheceu vários agentes do concelho de Montalegre para ganhar uma perceção do território e propor orientações para a futura candidatura.

 
 

O 19º Encontro da Agricultura Familiar Alentejana vai focar nesta edição a questão fundamental dos “Apoios à Agricultura Familiar e Circuitos Curtos de Comercialização”, assim como abordar os pontos “Produzir e consumir local” e ao “Papel das mulheres na agricultura” vai começar às 9h30 do dia 26 de novembro, no Cine-Teatro de Arraiaolos.

 
 

Mais de 300 agricultores beneficiaram das formações da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), no âmbito dos cursos de “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (APF)” e de “Produção e Proteção Integrada (PRODI)”.

Nas palavras de José Mota Alves, presidente da ATAHCA, «este tipo de cursos veio dar resposta de desenvolvimento local onde foram objetivadas as necessidades identificadas aos agricultores do território».

 

A floresta autóctone em primeiro plano

«Floresta autóctone – Plantar e Valorizar» é o nome do documentário apresentado nas III Jornadas sobre o Carvalho que se realizaram no Museu de Vilarinho da Furna, freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro no passado dia 25 de novembro.

 
 

O GAL Alentejo Central, cuja entidade gestora é o Monte ACE, vai abrir o segundo período para apresentação de candidaturas aos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, Operação 10.2.1.1 do PDR2020, no próximo dia 2 de novembro, mantendo-se até 30 de dezembro do ano corrente.

 




Em Desenvolvimento ...

Este website está em desenvolvimento. Alguns conteúdos e funcionalidade podem estar incompletos.

Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1