Pequena agricultura

A Comissão Europeia (CE) lançou hoje uma consulta pública sobre a forma de tornar a cadeia de abastecimento agroalimentar mais justa. Agricultores, cidadãos e outros atores envolvidos são convidados a pronunciar-se através de uma consulta em linha que vai prolongar-se até 17 de novembro.

 

O artigo de Pedro Reis e Inocêncio Seita Coelho intitulado "Economia da cultura da figueira-da-índia: investimento e conta de exploração" conta que o cultivo da figueira-da-índia aliás piteira aliás figueira-do-diabo aliás tabaio aliás tabaibo só começou a ganhar expressão em Portugal a partir de 2010. Passados sete anos, já surgem plantações em pomar, por quase todo o país. 

 

Medidas de apoio a todos os agricultores do país afetados pela seca

Perante a persistência da situação de seca, o Governo decidiu tomar uma série de medidas de mitigação dos efeitos da seca na agricultura. 

 

20 novas equipas de sapadores florestais no terreno

Num contexto de proteção e de defesa da floresta, decorre hoje, dia 3 de agosto, em Oliveira do Hospital, a cerimónia de formalização de vinte novas equipas de sapadores florestais, que conta com a participação do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e a presença do primeiro-ministro, Antónia Costa.

 

O Órgão de Gestão da ADRIMINHO tomou a decisão final quanto às operações submetidas à Medida 10.2.1.1 – Regime Simplificado de Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas. Foram aprovadas 24 das 34 candidaturas em análise, perfazendo um valor total de investimento elegível de 552.850,55 € e um incentivo aprovado de 162.555,10 €.

 

A 29 de julho, no âmbito da EXPO FACIC, a AD ELO comemorou o Dia do Agricultor, procedeu ao balanço do concurso do PDR2020 e à entrega simbólica dos primeiros contratos celebrados.

 

Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica aprovada

Foi aprovada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2017 a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e o Plano de Ação (PA) para a produção e promoção de produtos agrícolas e géneros alimentícios biológicos.

 

Competitividade do setor florestal do Alto Tâmega

O ponto de situação da execução do projeto “Programa de Apoio ao Reforço da Competitividade das PME do Setor da Floresta do Alto Tâmega” foi tema da reunião de trabalho, dia 14 de julho, na ADRAT, com agentes do setor florestal – associativo e empresarial – do Alto Tâmega.

 

No passado dia 19 de julho foi publicado em Diário da República a segunda alteração à Portaria n.º 107/2015, de 13 de abril, que estabelece o regime de aplicação da operação 3.2.2, «Pequenos investimentos na exploração agrícola», e da operação 3.3.2, «Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas».

 

1º Colóquio Hortofrutícola FACECO

O programa da Feira de Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira – FACECO 2017, a decorrer de 21 a 23 de julho, em São Teotónio, vai ter como prelúdio à inauguração o 1º Colóquio Hortofrutícola.

 

O Despacho n.º1879/2017, de 6 de março, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º46, de 6 de março de 2017, determina a prorrogação do prazo para a conclusão da revisão dos Planos regionais de ordenamento florestal (PROF) até setembro de 2017.

 

O GAL Alentejo Central, cuja entidade gestora é o Monte ACE, vai abrir o segundo período para apresentação de candidaturas aos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, Operação 10.2.1.1 do PDR2020, no próximo dia 2 de novembro, mantendo-se até 30 de dezembro do ano corrente.

 

Pequenos agricultores de Pedrógão beneficiados

Para que não subsistam dúvidas sobre os apoios aos agricultores afetados pelo incêndio da Região Centro, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural assumiu a necessidade de clarificar alguns pontos.

 

Apoio aos agricultores vítimas dos incêndios

Os serviços do Ministério da Agricultura estão, neste momento, no terreno a fazer o levantamento de prejuízos causados pelos incêndios. À semelhança do que foi feito na sequência dos grandes incêndios que afetaram a Região Centro no mês de junho, o Ministério da Agricultura decidiu apoiar os agricultores cujas explorações sofreram perdas causadas por outros incêndios ocorridos entretanto.

 

Alteração ao regulamento da Medida LEADER do PDR2020

Pequenos investimentos na exploração agrícola acessíveis a mais agricultores

 

A Portaria n.º 238/2017, de 28 de julho, vem alterar o regime de aplicação da ação n.º 10.2 «Implementação das estratégias», integrada na medida 10 «LEADER» do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, PDR2020.

 

Reforma da Floresta: 10 diplomas aprovados, um adiado e um reprovado

À exceção da atribuição de benefícios fiscais às Entidades de Gestão Florestal e da criação do Banco de Terras, a Reforma da Floresta foi aprovada. Se por um lado, a discussão sobre o primeiro diploma foi adiada para a próxima sessão legislativa, em outubro, por outro lado, o segundo acabou por não passar na Assembleia da República.

 

Conversão para o modo de produção biológico

A Associação In Loco vai realizar quatro sessões de informação, respetivamente, em Tavira, Faro, Boliqueime e Paderne, dedicadas à conversão para o modo de produção biológico dos citrinos, dirigidas a agricultores e técnicos e complementadas com uma visita a um pomar de citrinos, nos dia 19 e 20 de julho.

 




Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

100 projetos agrícolas no Orçamento Participativo de Portugal

2017-06-07 a 2017-09-10, https://opp.gov.pt/

Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar em consulta pública

2017-08-04 a 2017-09-29, Portal do Governo

Formação sobre a produção artesanal de vinho em Salir

2017-08-30 a 2017-09-13, Navo do Barão, Salir

Sustentabilidade do Montado Norte Alentejano

2017-09-15 a 2017-09-16, Portalegre

Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais

2017-10-06, Braga

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1