Pequena agricultura

Na Escola Superior de Bragança vai-se falar em sistemas agro-florestais, nos dias 2 e 3 de junho, na sequência do workshop pré-seminário sobre Gestão de combustíveis por herbívoros que, em jeito de preâmbulo, abre os trabalhos no dia 1 de junho.

 

I Fórum Ibérico sobre Produção Animal Biológica

Sob o lema “Os Desafios da Produção Animal Biológica: Oportunidades, mitos e estrangulamentos”, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural - DGADR realiza de 1 a 3 de junho, no INIAV, em Oeiras, o I Fórum Ibérico sobre Produção Animal Biológica.

I404-IMAGEM1.JPG

 

No âmbito da Feira Nacional de Agricultura 2017, sob a temática “Os cereais que nos alimentam”, a Associação Nacional de Produtores de Cereais (anpoc), a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (anpromis) e a Federação Nacional de Regantes de Portugal (fenareg) vão promover em conjunto um colóquio intitulado ‘Eletricidade na Agricultura: como reduzir a fatura’, dia 14 de junho, a partir das 10h00, na Sala Scalabis.

 

O Despacho n.º1879/2017, de 6 de março, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º46, de 6 de março de 2017, determina a prorrogação do prazo para a conclusão da revisão dos Planos regionais de ordenamento florestal (PROF) até setembro de 2017.

 

Foram submetidas 281 candidaturas aos “Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas”, Operação 10.2.1.1 da Medida 10 - LEADER do PDR2020 na Associação Douro Histórico.

 

Para o desenvolvimento e contra o abandono das zonas rurais é fundamental distinguir o trabalho da nova geração de agricultores. Segundo estatísticas europeias, os jovens agricultores constituem apenas 10% dos efetivos agrícolas na Europa, e 3% em Portugal.

 

Produtores, técnicos das associações e outras organizações do setor agrícola, técnicos das empresas, estudantes do ensino profissional e superior na área das ciências da terra e agronomia; técnicos da administração central, regional e local são convidados a participar nas Jornadas Ibéricas de Agricultura de Precisão organizadas pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), nos dias 19 e 20 de maio.

 

ExpoGondomar’17 | A inovação na agricultura

O debate sobre a inovação na agricultura está em destaque na segunda edição da ExpoGondomar, instalada no Multiusos de Gondomar, de 25 a 28 de maio.

 
 

A 2 de junho, decorre um fórum técnico e de investigação na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (IPVC) que tem como objetivo analisar e debater ações e medidas na luta contra a praga da Vespa Velutina, vulgarmente conhecida por Vespa asiática.

 

Candidaturas PDR2020: Jovens Agricultores

Desde 2 de março e até 31 de maio, abriu o período de apresentação de candidaturas à Operação 3.1.1. Jovens Agricultores. É um prémio à primeira instalação de jovens agricultores, entre 18 e 40 anos, com aptidão e competência profissional adequada, na qualidade de responsável por exploração agrícola.

 

Cursos de formação profissional na área da mecanização agrícola e condução de veículos agrícolas

A formação na área da mecanização agrícola é considerada um elemento fundamental para a qualificação dos agricultores e trabalhadores agrícolas e para a melhoria da capacidade técnica e competitiva das explorações agrícolas.

I374-IMAGEM2.JPG 

 
 

O GAL Alentejo Central, cuja entidade gestora é o Monte ACE, vai abrir o segundo período para apresentação de candidaturas aos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, Operação 10.2.1.1 do PDR2020, no próximo dia 2 de novembro, mantendo-se até 30 de dezembro do ano corrente.

 




Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

V Congresso Português de Alimentação e Autarquias

2017-06-27 a 2017-06-28, Guimarães

Atelier de inovação

2017-06-27, Mealhada

Cimeira sobre inovação e digitização na agricultura e nas zonas rurais

2017-10-11 a 2017-10-12, Lisboa

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1