Cadeias Curtas e Mercados Locais

O Parque Intergeracional de Vale de Rãs, em Abrantes, vai receber na manhã de dia 21 de setembro o Mercado de Outono, onde estarão disponíveis produtos hortofrutícolas e agroalimentares caraterísticos desta altura do ano, assim como artesanato. Pelas 10h00 terá ainda lugar uma oficina de cogumelos, onde será abordada a produção destes produtos.

 

A plataforma digital “O Bom Sabor da Serra” que pretende encurtar as longas cadeias de distribuição, fazendo chegar às casas dos portugueses os produtos tradicionais de Fornos de Algodres, apenas disponíveis na região, vai ser apresentada publicamente a 13 de setembro, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fornos de Algodres, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes.

 

Num Parecer adotado em plenária no passado dia 17 de julho o CESE – Comité Económico e Social Europeu defende a promoção de cadeias de abastecimento alimentar curtas e alternativas e a agroecologia, considerando que as mesmas podem constituir pilares essenciais de uma política europeia que vise a criação de sistemas alimentares sustentáveis e a concretização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidas para 2030.

 

A In Loco, através do projeto “100% Local”, vai lançar a campanha “Produzir e Consumir Local”, com o objetivo de valorizar a produção e o consumo locais, fomentar a proximidade entre produtores e consumidores e o conhecimento sobre as origens dos produtos. Assim, a In Loco vai realizar um conjunto de sete Mercados de Rua, com o primeiro a ter lugar já na próxima quinta-feira em Loulé, aos quais se somarão uma atividade itinerante de sensibilização, através da instalação de uma peça artística e a disponibilização de uma plataforma on-line com a localização de produtores locais do Algarve.

 

A quinta edição do “Ao sabor das estações” a desenvolver no âmbito do Projeto SMEA - Semear em Montemor um Estratégia Alimentar, implementado pela Agenda 21 Local da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo em parceria com várias entidades locais, regionais e a comunidade em geral, vai arrancar no dia 18 de junho com a assinatura pelo Município e pelos parceiros SMEA da Carta de Compromisso SMEA.

 

A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai promover no dia 22 de junho, entre as 09h00 e as 13h00, no Parque Intergeracional de Vale de Rãs, em Abrantes, um mercado dedicado aos hortofrutícolas típicos do Verão . A juntar ao mercado de produtos locais, plantas e artesanato haverá ainda uma oficina gratuita de hortas urbanas, pelas 10h00.  

 

A Assembleia da República aprovou com abstenção do PSD e do CDS-PP no dia 5 de abril, uma lei com base em projetos de vários partidos – PS, PEV, BE e PAN –, que incentiva o “consumo sustentável” de produtos locais em cantinas e refeitórios públicos. 

 

Workshop "Produtos PROVE da horta ao prato": uma receita de sucesso

O Workshop "Produtos PROVE da horta ao prato" instalado na loja Leroy Merlin, um dos núcleos PROVE da cidade de Braga, no dia 6 de abril, por iniciativa da ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, e que contou com a especialista de cozinha vegetariana Andrea Barbosa da Greenstore4u de Vila Verde, foi um sucesso.

I877-IMAGEM1.JPG

 

Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave - ATAHCA vai realizar no âmbito da sua estratégia “Cávado com… Sabor” de valorização da comercialização de produtos locais em circuito curto e de promoção de uma alimentação saudável e sustentável, o workshop "Produtos PROVE da horta ao prato" em parceria com a empresa Leroy Merlin a decorrer no dia 6 de abril, pelas 10h30, na secção ‘Cozinhas’ daquela loja em Braga.

 

No dia 23 de março, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior introduzirá uma componente suplementar à sua estratégia de valorização e promoção do que é produzido em Abrantes, Constância e Sardoal através dos Mercados das Estações que virão incentivar o consumo de produtos hortofrutícolas da época, agroalimentares e artesanato da região. O Mercado da Primavera acontecerá no edifício Millenium, em Abrantes, lado a lado com uma Oficina Temática de Plantas Ornamentais.

 

O Prato Certo junta produtores e consumidores

A plataforma www.pratocerto.pt disponibiliza desde janeiro um serviço gratuito onde pequenos produtores locais do Algarve podem divulgar junto dos consumidores os seus produtos, produzidos de acordo com os modos de produção tradicional, familiar ou biológico.

I831-IMAGEM2.JPG

 

 

Potenciar o consumo, a produção e a transformação de produtos agroalimentares de origem local, oferecendo assim produtos diferenciados ao consumidor. É este o lema da iniciativa 'KmO' que vai ser objeto de uma sessão de esclarecimento, a decorrer, no dia 30 de janeiro, pelas 15h30, na Associação Comercial do Distrito de Évora, em Évora.

 

No âmbito da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas (ENCPE 2020), encontra-se em curso, até 28 de dezembro deste ano, a consulta pública para definição de critérios ecológicos das compras públicas para 6 grupos de bens e serviços prioritários. Entre eles, consta a definição de critérios de contratação pública ecológica para produtos alimentares e serviços de catering.

 

A ATAHCA apresentou o projeto PROVE no Seminário “Novas formas de comercialização e valorização dos produtos da Agricultura Social e Sustentável”, integrado na Feira “Mercado da Terra”, e organizado pela In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, que decorreu no dia 8 de dezembro nos Arcos de Valdevez.

 

Os "Quintais nas Praças do Pinhal" despedem-se de 2018

Inquérito sobre os efeitos do PROVE

Prémio Alentejo – Cadeias Curtas de Comercialização

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

INICIATIVA ADIADA PARA FINAL DE JANEIRO 2019

Seminário "Novas formas de comercialização e valorização de produtos"

Feira Mercado da Terra

Cadeia de valor do setor agroalimentar é tema da CULTIVAR

A A2S participa na Conferência de Logística da Indústria Agro-alimentar

Workshop “Cadeias curtas e mercados locais”

Parlamento recomenda produtos da agricultura de produção local nas cantinas públicas

"Comprar no comércio local" é tema de encontro empresarial em Mondim de Basto

Colóquio "Apoio aos circuitos curtos agroalimentares e mercados locais"

A influência da ética e da justiça alimentar na cidade

Comercialização de Produtos Locais em Circuito Curto

“Apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais” em colóquio na Feira Nacional de Agricultura

Conversa à mesa em Aljustrel

Comercialização de produtos locais em circuito curto

Jornadas de Sustentabilidade: circuitos curtos agro-alimentares e redes colaborativas

Universidade do Minho abre as portas ao PROVE

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

Circuitos curtos agroalimentares e Planeamento Alimentar Urbano

PROVE chega à Universidade do Minho

Terras de Sicó apoia pequenos produtores

Sessões de capacitação de técnicos para a promoção de uma alimentação adequada

Cadeias curtas agroalimentares para um Direito Humano a uma Alimentação Adequada

2ª Sessão dos Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano

TAGUS à frente de valorização e comercialização de produtos locais do Ribatejo Interior

Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano”

A população algarvia está a afastar-se da dieta mediterrânica

Circuitos curtos de produção e consumo em Castelo Branco

“KmO Évora” arranca no Dia Mundial da Alimentação

Cestas da Nossa Terra com produtos locais de Santiago do Cacém e de Grândola

PROVE integra base de dados de projeto de investigação europeu

Seminário “A Cultura dos Frutos Secos – Novos Desafios”

A Terras de Sicó abre aviso para Cadeias Curtas e Mercados Locais

Mercado Cá da Terra

Alimentação: Um retrato da população

Universidade Pensar Global Agir Local

Circuitos curtos agroalimentares: uma oportunidade para o desenvolvimento dos territórios

2017-05-16

ATAHCA abre mais um núcleo PROVE no Cávado. É o oitavo!

Primeiros cabazes PROVE no novo núcleo da ATAHCA

51ª edição dos "Quintais nas Praças do Pinhal"

ATAHCA soma sete núcleos PROVE no território do Cávado

Seminário “DOP/IGP/ETG e Circuitos Curtos Agroalimentares”

Cabaz PROVE em Leiria

Saber mais sobre Circuitos Curtos Agroalimentares em Vila Verde

PROVE galardoado com Prémio Europeu de Promoção Empresarial 2016

Conferência eletrónica da FAO

Mercado de Outono de Abrantes, nas bancas do Millenium

 

A Associação In Loco lançou no passado mês de agosto, no âmbito do projeto 100% Local, a campanha “Produzir e Consumir Local”, que estará em itinerância por sete municípios da região do Algarve. Em setembro a campanha marca presença no concelho de Silves, numa parceria que envolve o município e a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, para organização conjunta de um mercado de produtores locais que decorre a 21 de setembro, a partir das 09h00, no Mercado Municipal dessa freguesia.

 
 

A Rede PROVE passa a contar com mais um núcleo no Território do Cávado, após o INL - Laboratório Ibérico e Internacional de Nanotecnologia, localizado em Braga, ter aderido à mesma através de uma parceria estabelecida com a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, entidade dinamizadora deste projeto nesse território, que abrange os concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

 
 

O projeto É Agora! 3G CLDS do Concelho de Aljustrel, que tem como entidade coordenadora a Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Aljustrel, vai promover a 4ª Edição do MERCADO CÁ DA TERRA, no dia 31 de maio de 2019 no Jardim 25 de Abril em Aljustrel.

 

Mercados itinerantes de produtos locais e artesanato

Constância, Abrantes e Sardoal vão receber mercados de produtos locais e artesanato do Ribatejo Interior nos próximos meses. O primeiro mercado itinerante está agendado para dia 7 de Abril, em pleno Domingo de Praça, em Constância.

 
 

A assinatura do protocolo de parceria do KmO e o respetivo lançamento da iniciativa em Évora ocorrerá a 8 de março, pelas 16h00, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

 
 

No dia 13 de janeiro, arrancará o 75º mercado “Os Quintais nas Praças do Pinhal” organizado pela Pinhal Maior, em colaboração com os municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.

 




Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Campanha “Produzir e Consumir Local” sai à rua em Silves

2019-09-21, S. Bartolomeu de Messines

A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30

2019-10-15 a 2019-10-18, Lisboa/Oeiras

VI Congresso Português “Alimentação e Autarquias”

2019-10-16 a 2019-10-17, Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia

Encontro “Extensão Rural, Economia Social e Solidária e Desenvolvimento Rural”

2019-10-25, Universidade Lusófona de Lisboa

1.º Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar

2019-11-28, Auditório Municipal de Vila do Conde

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1