A Associação In Loco, na qualidade de entidade gestora do Grupo de Ação Local para o Interior do Algarve Central, tem aberto um novo concurso da operação "Cadeias Curtas e Mercados Locais" do PDR 2020, entre 23 de outubro e 22 de dezembro. O concurso, da componente "Cadeias Curtas" visa apoiar o escoamento da produção local, promover o contacto direto entre produtor e consumidor, melhorar as condições de produção e a dieta dos consumidores e diminuir o desperdício alimentar.
São mais de 4,5 milhões de euros de ajuda para a pequena agricultura disponibilizados pelos GAL para apoio ao escoamento da produção local através de cadeias curtas e mercados locais.
Numa reunião on-line a 16 de Abril, os Grupos de Ação Local (GAL) da Região de Coimbra discutiram novos modelos de intervenção para encontrar soluções para os desafios colocados pela pandemia COVID-19, na Região, no quadro da implementação das respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local.
A associação Monte ACE, ciente de que as famílias estão limitadas nos seus movimentos devido às medidas do Estado de Emergência e que os agricultores estão limitados nas opções de escoamento dos seus produtos, lançou a iniciativa “Do Campo para a Mesa” para que consumidores e produtores se possam “encontrar”.
Devido ao surto de coronavírus (COVID-19) não é possível a realização de mercados e feiras, mas no Algarve isso não é impedimento à compra de produtos locais. A Associação In Loco identificou um conjunto de produtores da região disponíveis para comercializar os seus produtos mediante encomenda, incluindo sob a forma de cabazes.
A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra organiza nesta sexta-feira, 6 de março, em Tábua, o seminário “A importância das cadeias curtas na valorização dos produtos locais”, onde será abordado o papel dos GAL na dinamização de cadeias curtas agroalimentares, exemplos de boas práticas e os apoios financeiros disponíveis ao seu desenvolvimento.
A Associação In Loco organiza a 25 de janeiro, em colaboração com o Município de São Brás de Alportel, um mercado de produtores locais no Mercado Municipal daquela vila do interior algarvio. Pretende-se com este evento, inserido na iniciativa 100% Local, sensibilizar os cidadãos para o consumo de produtos locais dando visibilidade e valor a quem os produz.
A Câmara Municipal de Mondim de Basto está a organizar um conjunto de ações de sensibilização/promoção para o sucesso do Mercadinho Rural de Mondim de Basto, uma iniciativa que se realiza quinzenalmente e que visa impulsionar a compra e venda de produtores locais e o reforço da relação entre produtores e consumidores. Há ações destinadas a produtores, agentes do comércio local e consumidores.
Decorreu na passada segunda-feira, 21 de outubro, nas instalações do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV,) em Oeiras, o Workshop "Dinamização de CCA e Estratégias Alimentares Territoriais". O evento, organizado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) em parceria com a Federação Minha Terra permitiu conhecer e discutir os benefícios dos Circuitos Curtos Agroalimentares e dos Sistemas Alimentares Locais para o desenvolvimento dos territórios, a partir da apresentação de casos bem-sucedidos, assim como os principais constrangimentos que enfrentam.
Na terça-feira, 8 de Outubro decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o 1.º Dia Aberto dos Produtores, onde diversos consumidores conheceram os produtores presentes e as suas produções e onde, numa conversa aberta, se debateram as conexões entre o solo, a produção, o consumo e o bem estar. É intenção da FCUL organizar 4 Dias Abertos de Produtores por ano, tentando respeitar as diferentes estações do ano e os seus alimentos. O próximo decorrerá em Dezembro.
O Workshop “Dinamização de CCA e Estratégias Alimentares Territoriais”, a decorrer no dia 21 de outubro, das 09h45 às 17h00, nas instalações do INIAV, Quinta do Marquês, em Oeiras, quer dar a conhecer iniciativas de Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA) em curso em Portugal e em Espanha, e proporcionar, num momento de preparação das medidas do próximo quadro de programação financeira comunitário, um espaço de debate e reflexão sobre as condições para a dinamização e enquadramento em sistemas alimentares territoriais deste modo de comercialização.
Desde 1 de outubro a Associação In Loco rumou com a campanha “Produzir e Consumir Local” para Olhão, onde em parceria com o Município, estará a realizar um conjunto de ações de sensibilização que visam aumentar a consciência crítica dos cidadãos sobre a necessidade de adoção de modelos de consumo e produção sustentáveis, a uma escala local. A campanha lançada este ano no âmbito do projeto 100% Local concorre para a resolução de dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – a “Produção e consumo sustentáveis” e as “Cidades e comunidades sustentáveis”. O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é a data escolhida para uma das ações de maior visibilidade da campanha: o Mercado 100% Local, a decorrer no jardim Patrão Joaquim Lopes.
No dia 13 de outubro a vila da Sertã vai receber a 84.ª edição d''Os Quintais nas Praças do Pinhal', uma iniciativa organizada pela Pinhal Maior, em colaboração com os municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.
O Parque Intergeracional de Vale de Rãs, em Abrantes, vai receber na manhã de dia 21 de setembro o Mercado de Outono, onde estarão disponíveis produtos hortofrutícolas e agroalimentares caraterísticos desta altura do ano, assim como artesanato. Pelas 10h00 terá ainda lugar uma oficina de cogumelos, onde será abordada a produção destes produtos.
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior abriu no dia 12 de maio um período para apresentação de candidaturas à componente “Mercados Locais” da operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais” da Medida LEADER do PDR 2020. O GAL tinha já aberto desde o dia 27 de abril, e até 30 de junho, um aviso da componente “Cadeias Curtas”.
Foi publicada no passado sábado, dia 4 de abril, a Portaria n.º 86/2020, que estabelece um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à epidemia do coronavírus (COVID-19) no âmbito da operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais” da Medida LEADER do PDR 2020, com o objetivo de “promover e agilizar os canais de comercialização de produtos alimentares locais, alargando as possibilidades de escoamento da produção previstas na operação”.
Após o cancelamento motivado pelo mau tempo, a iniciativa “Mercado de Inverno”, um mercado de produtos locais, com mostra e venda de hortícolas e frutícolas de época, assim como ervas aromáticas e artesanato, tem nova data - 15 de fevereiro. Terá lugar também uma oficina gratuita de produção de cogumelos em toros de madeira.
A Associação In Loco, na qualidade de entidade gestora do GAL Interior do Algarve Central, informa que estão abertos dois avisos da operação "Cadeias Curtas e Mercados Locais" do PDR 2020, um para a componente Cadeias Curtas e outro para os Mercados Locais. Os avisos estão abertos até 6 de abril.
A ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega vai promover a 17 de outubro mais um encontro temático de reflexão, desta feita dedicado às cadeias curtas e mercados locais, formas de comercialização que pretendem aproximar os produtores dos consumidores, promovendo o seu contacto direto e reduzindo a intervenção de intermediários.
O encerramento do ciclo de mercados itinerantes de produtos agroalimentares e artesanato do Ribatejo Interior acontece este sábado, dia 5 de Outubro, no Jardim dos Plátanos, em Alferrarede, concelho de Abrantes.
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura. |
Agenda |
Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo promove “Ciclo de webinars às terças” |
2021-01-05 a 2021-01-26, Webinários, dias 5, 12, 19 e 26 de janeiro |
Newsletter LEADER 2020 |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1