Cadeias Curtas e Mercados Locais

Cadeia de valor do setor agroalimentar é tema da CULTIVAR

O título de capa do último número da CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva intitula-se “A cadeia de valor do setor agroalimentar”. 

 

A A2S participa na Conferência de Logística da Indústria Agro-alimentar

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia integrou a mesa-redonda dedicada à temática “Agro Clusters e o seu papel na nova dimensão da indústria agro-alimentar” e é entidade parceira da primeira edição da Conferência de Logística da Indústria Agro-alimentar a decorrer no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa – MARL, a 19 de outubro.

I741-SEMXNOME.JPG

 

Parlamento recomenda produtos da agricultura de produção local nas cantinas públicas

De acordo com a resolução n.º 270/2018, publicada em Diário da República, em 13 de agosto de 2008, a Assembleia da República recomenda ao Governo medidas que promovam o acesso a produtos da agricultura de produção local às cantinas públicas.

I720-SEMXNOME.JPG

 

"Comprar no comércio local" é tema de encontro empresarial em Mondim de Basto

O 2º Encontro Empresarial de Mondim de Basto está agendado para dia 2 de julho, no Água Hotels. Organizado, no âmbito do Projeto Mondim Coopera, destina-se a agentes indiretos do turismo da região e do comércio local.

 

A influência da ética e da justiça alimentar na cidade

A sexta e última sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano organizado pelo Colégio Food, Farming and Forestry (F3) em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) centrar-se-á no tema da influência da ética e da justiça alimentar na cidade.

I696-SEMXNOME.JPG

 

Comercialização de Produtos Locais em Circuito Curto

A ATAHCA organizou no passado dia 29 de maio na sua sede em Vila Verde, o workshop dedicado à "Comercialização de Produtos Locais em Circuito Curto", dando assim início a um ciclo que visa informar, sensibilizar, capacitar e mobilizar os atores locais para boas práticas de desenvolvimento e de valorização dos produtos, serviços endógenos e ativos territoriais.

I695-IMAGEM1.JPG

 

A Esdime, a My Farm e o Município de Aljustrel vão manter uma “Conversa à Mesa: Produzir Local, Consumir Local” a 28 de maio, em Aljustrel, na Oficina de Formação e Animação Cultural. Esta iniciativa orientada pela empresa My Farm a propósito da Adelaide.farm vai abordar os benefícios dos circuitos curtos agroalimentares e apresentar o modus operandi desta plataforma digital que visa ser a melhor forma de encontrar pequenos agricultores e os seus produtos, a preços justos.

 

A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave vai dar início a um ciclo de workshops de informação, sensibilização, capacitação e mobilização dos atores locais para boas práticas de desenvolvimento e valorização dos produtos, serviços endógenos e ativos territoriais, de modo a dinamizar a criação de sinergias e parcerias que promovam o desenvolvimento socioeconómico do território. Esta atividade insere-se na área da animação territorial da Estratégia de Desenvolvimento Local da ATAHCA para o território do Cávado.

 

Universidade do Minho abre as portas ao PROVE

Dia 11 de Abril foram entregues os cabazes aos 30 primeiros consumidores PROVE da Universidade do Minho, que tiveram, assim, a oportunidade de interagir com os produtores locais.

I668-IMAGEM2.JPG

 

O 7º Congresso internacional da Rede de Agricultura apoiada pela Comunidade (URGENCI), o 4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura apoiada pela Comunidade e o 2º Encontro de Parcerias Mediterrânicas de Solidariedade Local para a Agroecologia estão agendados entre 9 e 11 de novembro, em Tessalónica, na Grécia.

 

No âmbito de um protocolo de parceria entre a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave e a AFUM- Associação de Funcionários da Universidade do Minho, todos os docentes, estudantes e colaboradores da Universidade do Minho, em Braga, passam a ter acesso a um cabaz PROVE de produtos agrícolas frescos, entregues todas as semanas diretamente por produtores agrícolas do território do Cávado.

 

A Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó quer capitalizar o trabalho desenvolvido no apoio aos pequenos produtores e recuperar a sua intervenção no setor primário, nomeadamente, através da criação circuitos curtos de comercialização dos produtos “SICÓ” e de mercados de gado.

 

Cadeias curtas agroalimentares para um Direito Humano a uma Alimentação Adequada

Porque a Alimentação Adequada é um Direito Humano que merece uma reflexão sobre ações concretas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a rede ReAlimentar, a Rede Rural Nacional (RRN) e o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa organizam no dia 7 de fevereiro, pelas 9h30, em Lisboa, o Seminário “AlimentAção: Direito Humano a uma Alimentação Adequada através de compras públicas a cadeias curtas agroalimentares”.

I597-SEMXNOME.JPG

 

O Colégio Food, Farming and Forestry (F3) em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) organizam, a 8 de fevereiro, a 2ª Sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano dedicada à “Expansão urbana e regressão das áreas agrícolas: o caso da área metropolitana de Lisboa”.

 

TAGUS à frente de valorização e comercialização de produtos locais do Ribatejo Interior

Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano”

A população algarvia está a afastar-se da dieta mediterrânica

Circuitos curtos de produção e consumo em Castelo Branco

“KmO Évora” arranca no Dia Mundial da Alimentação

Cestas da Nossa Terra com produtos locais de Santiago do Cacém e de Grândola

PROVE integra base de dados de projeto de investigação europeu

Seminário “A Cultura dos Frutos Secos – Novos Desafios”

A Terras de Sicó abre aviso para Cadeias Curtas e Mercados Locais

Mercado Cá da Terra

Alimentação: Um retrato da população

Universidade Pensar Global Agir Local

Circuitos curtos agroalimentares: uma oportunidade para o desenvolvimento dos territórios

2017-05-16

ATAHCA abre mais um núcleo PROVE no Cávado. É o oitavo!

Primeiros cabazes PROVE no novo núcleo da ATAHCA

51ª edição dos "Quintais nas Praças do Pinhal"

ATAHCA soma sete núcleos PROVE no território do Cávado

Seminário “DOP/IGP/ETG e Circuitos Curtos Agroalimentares”

Cabaz PROVE em Leiria

Saber mais sobre Circuitos Curtos Agroalimentares em Vila Verde

PROVE galardoado com Prémio Europeu de Promoção Empresarial 2016

Conferência eletrónica da FAO

Mercado de Outono de Abrantes, nas bancas do Millenium

 

O GAL Aveiro Norte e o GAL Aveiro Sul vão em conjunto promover a realização de um workshop de sensibilização para a temática das Cadeias Curtas e Mercados Locais no dia 25 de outubro, a começar às 14h30, no auditório da AIDA-Associação Industrial do Distrito de Aveiro, na Zona Industrial de Taboeira, em Aveiro.

 

Colóquio "Apoio aos circuitos curtos agroalimentares e mercados locais"

Produção local e consumo local são o mote da operação “Cadeias curtas e mercados locais”, inserida na Medida 10 Abordagem LEADER do PDR2020 e gerida pelos Grupos de Ação Local (GAL). Numa tentativa de ir ao encontro de dúvidas e questões de potenciais beneficiários deste apoio, a Federação Minha Terra organizou um colóquio no espaço privilegiado de encontro entre produtores e consumidores locais, a saber a Feira Nacional de Agricultura 2018 em Santarém.

 

“Apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais” em colóquio na Feira Nacional de Agricultura

Na edição de 2018 da Feira Nacional de Agricultura, a decorrer de 2 a 10 de junho em Santarém, a Federação Minha Terra vai colocar na mesa das “Conversas de Agricultura” o tema do apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais. O colóquio está marcado para o dia 8 de junho, pelas 14h30, na Sala Tejo do Centro Nacional de Exposições (CNEMA).

I692-COLXXQUIOXPROGRAMAXA4XPORTAL.JPG

 

 

Jornadas de Sustentabilidade: circuitos curtos agro-alimentares e redes colaborativas

As jornadas sobre a sustentabilidade nos circuitos agroalimentares e redes colaborativas, organizadas no quadro das atividades da Rede Rural Nacional, a 4 de maio, na Escola Secundária do Pinhal Novo, vão abordar temas como o papel do consumidor, a sustentabilidade na cadeia alimentar, a realização do direito humano e a alimentação adequada, os circuitos curtos agroalimentares, no geral e através de exemplos de boas práticas, e a aquicultura sustentável.

I676-SEMXNOME.JPG

 

Circuitos curtos agroalimentares e Planeamento Alimentar Urbano

O Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano, organizado pelo Colégio Food, Farming and Forestry (F3) em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), vai dedicar a sua quarta sessão, dia 12 de abril, no auditório do CIUL, ao tema “Os circuitos curtos agroalimentares, o direito à alimentação e as redes cidadãs” que contará com intervenções de Isabel Rodrigo, do Instituto Superior de Agronomia, Maria João Estorninho, da Faculdade de Direito e Maria José Ilhéu, da Rede Rural Nacional.

I659-CONVITEX12ABRIL-CICLOPLANALIMURBANO-COLEGIOF3XCIUL.JPG

 
 

O Observatório Regional de Segurança Alimentar vai organizar, em parceria com todos os municípios do Algarve, e sob a coordenação científica da nutricionista, Maria Palma Martins, da Universidade do Algarve, em fevereiro e março, sessões de sensibilização e capacitação para a promoção de uma alimentação adequada na comunidade intitulada “Alimentação saudável e acessível como estratégia de prevenção da insegurança alimentar”.

 




SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1