Transformação e Comercialização

Promoção da Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes em Lisboa

A doçaria abrantina esteve em destaque na capital, no dia 13 de Outubro, no número 13 do Largo do Intendente. Esta iniciativa, do Município de Abrantes e da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, visava valorizar os doces tradicionais deste concelho e também promover a 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que vai decorrer, de 27 a 29 de outubro, no Jardim da República, no centro histórico desta cidade.

 

A A2S vai realizar uma conferência dedicada ao Enoturismo, no dia 15 de novembro, na Adega Regional de Colares em Sintra, com vista a aprofundar e debater a temática do Enoturismo, nomeadamente os desafios inerentes à estruturação, comunicação e comercialização dos produtos enoturísticos.

 

Workshop “Apoio às atividades económicas de base local”

No dia 28 de setembro, a partir das 14h00, a Junta de Freguesia de Paderne vai acolher nas suas instalações um workshop dedicado ao apoio às actividades económicas de base local, numa iniciativa do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação dinamizada em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e a Associação In Loco.

 

Dias 30 e 31 de agosto e 13 de setembro, vai decorrer na Nave do Barão, em Salir, a acção de formação “Produção Artesanal de Vinho”, organizada conjuntamente pela Associação “Os Barões”, a Associação In Loco e com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve.

 

A 3ª edição do Curso “Investimento na cultura do Medronho” vai decorrer nos dias 10 e 11 de agosto, na Escola Básica de Sabóia, em Odemira.

 

A inovação ao serviço dos negócios

A “Inovação ao serviço dos negócios” é tema da primeira edição do Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort 2017), que vai decorrer, de 1 a 4 de novembro de 2017, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa.

I425-IMAGEM1.JPG

 

Depois de Évora e Coimbra, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai dar continuação ao ciclo de workshops intitulado “Aprender a Exportar”, destinado a PME apostadas na internacionalização do negócio em Loulé e em Lisboa.

 

IV Encontro Ibérico do Azeite de Abrantes

De 10 a 12 de março, o azeite vai dar que falar em Abrantes. Face ao sucesso do certame nos anos anteriores, organizar uma quarta edição do Encontro Ibérico do Azeite era mais do que evidente. O azeite é um dos principais agentes económicos da região, sendo que Abrantes dispõe de cerca de 50% da quota nacional de mercado. A nível mundial, Portugal é o quarto maior exportador de azeite, prevendo-se para este ano um aumento da quota de mercado.

 

Regras de designação, apresentação e rotulagem de produtos vitivinícolas, estabelecidas numa única portaria

A Portaria n.º26/2017, publicada em Diário da República, estabelece as regras complementares relativas à designação, apresentação e rotulagem dos produtos do sector vitivinícola previstas nos regulamentos europeus.

 

Curso de “Investimento na cultura do Medronho” em Proença-a-Nova

I320-ADRIMAGXMEDRONHO.JPG

Em parceria com a Cooperativa Portuguesa de Medronho, o Município de Proença-a-Nova e o Centro Ciência Viva da Floresta (Proença-a-Nova), o Fórum Florestal - Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, entidade formadora certificada, vai realizar, a 10 e 11 de março, a 2ª edição do curso de “Investimento na cultura do Medronho”.

 

A União da Floresta Mediterrânica (UNAC) vai promover o Seminário Anual da Fileira da Pinha/Pinhão 2016 a 7 de dezembro, no Cine Granadeiro – Auditório Municipal, em Grândola.

 

11ª Conferência internacional de organizações de produtores de frutas e legumes

I250-1C45D50658.JPG

De 23 a 25 de novembro, decorre em Lisboa a ICOP 2016 – a 11ª Conferência internacional de organizações de produtores de frutas e legumes.

 

Viabilização do projeto de ampliação e alteração da Queijaria Experimental do Azinhal

O projeto candidatado pela Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), com vista à Ampliação e Alteração da Queijaria Experimental do Azinhal, em resposta à publicação pelo GAL Terras do Baixo Guadiana do aviso do concurso para apresentação de candidaturas aos Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, Operação 10.2.1.2 da Medida 10 - LEADER do PDR2020, foi viabilizado graças ao contrato de comodato para utilização das instalações da Queijaria Experimental, celebrado entre a Câmara Municipal de Castro Marim e a ANCCRAL.

 

De 28 a 30 de outubro, a 15ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional vai estar patente no antigo Mercado Municipal de Abrantes. À já habitual degustação de iguarias feitas à base de ovos, açúcar e farinha, junta-se um leque de atrações, com destaque para oficinas de doces abrantino e peças de teatro de fantoches, concebidos por crianças.

 

Antegosto da doçaria tradicional de Abrantes em Lisboa

A duas semanas da 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional em Abrantes, as iguarias da doçaria abrantina vão estar em destaque na capital, no próximo dia 13 de Outubro, no número 13 do Largo do Intendente.

I496-IMAGEM1.JPG

 

Três milhões de euros para apoiar produtores de batata

O Decreto-Lei que permite a criação da “linha de crédito garantida para armazenagem da batata” foi aprovado pelo Conselho de Ministros de 27 de julho.

 

Atelier de inovação

A Floresta vai estar na mira do próximo Atelier de Inovação, a decorrer dia 27 de junho, na Mealhada. A série de quatro workshops gratuitos de apoio a projetos de inovação do setor agrícola, agroalimentar e florestal a colocar no mercado produtos e serviços de sucesso, é organizada pela INOVISA e o Crédito Agrícola e conta com o apoio da Rede Rural Nacional.

I414-IMAGEM1.JPG

 
 

A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo é responsável pela realização de uma série de iniciativas promocionais, no âmbito do Salão Prazer de Provar. A 12 de maio, quem vai ocupar o lugar de destaque na 8ª edição do Concurso Nacional, em prova cega, é o mel português.

 
 

A edição de 2017 da Feira do Queijo do Alentejo apostou numa área maior e num número maior de produtores de queijo. A decorrer de 24 a 26 de fevereiro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa, a 16ª Feira conta entre os convidados com queijos de Serpa, Évora, Nisa, Beira Baixa, Castelo Branco, Terrincho, Azeitão, Redondo, Borba, Estremoz, Rio de Moinhos, Serra de Estrela, Açores e Salamanca (Espanha). 

 
 

O Grupo Editorial Vida Económica, mentor do ciclo de conferências «Portugal é Competitivo!», vai promover a realização da conferência subordinada ao tema «Indústria Alimentar: entre a segurança e a soberania alimentar» a 22 de novembro, no Auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

 




Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Promoção e Valorização de Azeites de Montanha

2017-10-24, Guarda

Proteção das Plantas 2017

2017-10-26 a 2017-10-27, Santarém

A inovação ao serviço dos negócios

2017-11-01 a 2017-11-04, Lisboa

À Volta do Vinho: Enoturismo à Prova!

2017-11-15, Sintra

PAC – adequada para o futuro da agricultura?

2017-11-21, Bruxelas

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1