Transformação e Comercialização

“Sabor Saloio – Valorizar a Gastronomia e os Produtos Locais”

A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia promove, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, a Sabor Saloio, uma conferência para a valorização da gastronomia e dos produtos locais, em Loures, no dia 29 de novembro.

I766-SEMXNOME.JPG

 

Aromas, castas e estilos dos vinhos de qualidade produzidos nas quintas vitivinícolas do Ribatejo Norte vão estar no balcão da “Mercearia do Campo”, em Campo de Ourique, Lisboa, a 25 de Maio de 2018, pelas 17h00, onde serão objecto de uma ação de promoção organizada pela ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.

 

A Associação de Defesa do Património de Mértola – ADPM está a preparar um Laboratório de Inovação Aberta, no âmbito do projeto AgroMeg – Qualificação das PME Agroalimentares da Margem Esquerda do Guadiana, que irá decorrer a 13 de abril, no CADES, em Serpa.

 

Sessão de encerramento do projeto “Plano de desenvolvimento do setor agroalimentar do Baixo do Tâmega”

A apresentação do “Plano de desenvolvimento do setor agroalimentar do Baixo Tâmega” será o marco final deste projeto que visa estimular a dinâmica no setor agroalimentar da região, no âmbito da estratégia da Associação Empresarial de Amarante.

 

Valorização da Produção da Cereja de Resende

A UTAD vai apresentar o projeto "Grupo Operacional (GO) para a Valorização da Produção da Cereja de Resende e posicionamento da sub-fileira nos mercados", a 20 de março, no Auditório Municipal de Resende.

I643-SEMXNOMEXIND.JPG

 

Promoção e Valorização de Azeites de Montanha

O Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia, vai ser palco da 1ª Palestra Técnica do Projeto Promoção e Valorização de Azeites de Montanha, no dia 28 de fevereiro.

 

A Associação Empresarial de Amarante (AEA) vai acolher, dia 23 de fevereiro, uma sessão de trabalho sobre “Certificações no Agroalimentar”.

 

Regresso da primeira ação de benchmarking

A Ader-Sousa organizou, de 14 a 17 de fevereiro, a primeira de quatro ações de benchmarking, no âmbito do projeto “Tâmega e Sousa Internacionalisa”. A Dolmen, na qualidade de entidade copromotora, também integrou a comitiva de técnicos das duas ADL que acompanhou empresários do Tâmega e Sousa à região de Marche, em Itália.

 

Viagem a Itália do Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza”

Integradas no Consórcio “Tâmega e Sousa Internacionaliza”, a Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, estão a desenvolver, de 14 a 17 de fevereiro, uma ação de benchmarking na região italiana de Marcas, ao lado dos restantes membros do consórcio – Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto.

 

A Associação para a Defesa do Património de Mértola – ADPM promove, a 15 de fevereiro, uma sessão dedicada aos modelos de negócio e desenvolvimento empresarial, no âmbito do projeto ESTIMULAR - Inovação e competitividade nas áreas rurais.

 

Dia 9 de fevereiro, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Constância, o funcionamento e licenciamento das pequenas produções locais vai ser o tema da sessão de esclarecimento organizada pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com o Município de Constância.

 

A pensar na continuidade do trabalho realizado em torno da fileira do medronho, a In Loco está a organizar uma sessão de Conversas sobre o Medronho, a decorrer no dia 21 de janeiro, no Pólo Museológico da Água, em Querença.

 

Pró-Raia anuncia abertura de candidaturas

De 4 de dezembro a 2 de março de 2018, a Pró-Raia – Associação Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte vai abrir o período de apresentação de candidaturas referentes às operações 10.2.1.1 Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas e 10.2.1.2 Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização da Produtos Agrícolas, da Medida 10 – LEADER do PDR2020.

I552-ULTIMOXCARTAZ.JPG

 

Dia 23 de novembro, pelas 10h00, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, vai ter lugar o 4º Encontro de Produtores dedicado à temática do “Transporte de suínos da exploração para o matadouro e abate – procedimentos documentais e boas práticas de bem-estar animal.

 

Espaço Apicultura da Terras Dentro na Feira do Montado

Visita de Estudo de Produtores de Fumeiro de Montalegre

Abrantes, doçaria portuguesa e não só

Promoção da Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes em Lisboa

À Volta do Vinho: Enoturismo à Prova!

Antegosto da doçaria tradicional de Abrantes em Lisboa

Workshop “Apoio às atividades económicas de base local”

Formação sobre a produção artesanal de vinho em Salir

Três milhões de euros para apoiar produtores de batata

Curso “Investimento na cultura do Medronho”

A inovação ao serviço dos negócios

Atelier de inovação

Aprender a exportar

IV Encontro Ibérico do Azeite de Abrantes

8º Concurso Nacional de Mel

Regras de designação, apresentação e rotulagem de produtos vitivinícolas, estabelecidas numa única portaria

Curso de “Investimento na cultura do Medronho” em Proença-a-Nova

E assim se apresenta... a Feira do Queijo do Alentejo

Seminário Anual da Fileira da Pinha/Pinhão 2016

11ª Conferência internacional de organizações de produtores de frutas e legumes

Conferência «Indústria Alimentar: entre a segurança e a soberania alimentar»

Viabilização do projeto de ampliação e alteração da Queijaria Experimental do Azinhal

Doces dias em Abrantes

Residência oficial do primeiro-ministro abre as suas portas ao melhor do Algarve e do mundo rural português

Comemorações do 25 de abril

A convite do gabinete do primeiro-ministro e da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), sete associações de desenvolvimento local*, oriundas de norte a sul do país, vão realizar uma mostra de produtos locais de qualidade no Palácio de São Bento, no âmbito das Comemorações do 25 de abril.

I675-IMGX2189.JPG

 

Variedades de maçãs tradicionais no Orçamento Participativo Portugal

Em 2017, entre os 38 projetos vencedores do Orçamento Participativo Portugal (OPP), encontrava-se um único projeto da área Agricultura e de âmbito Regional. Passados seis meses, a “Transformação de variedades de maçãs tradicionais” é objeto de protocolo entre Autoridades Nacionais e a A2S e ADREPES, celebrado no dia 27 de março, em Colares.

 

Estratégias para a qualificação do comércio local em Mondim de Basto

O 1º Encontro Empresarial, no âmbito do Projeto Mondim Coopera, decorrerá no dia 5 de março, no Água Hotels, em Mondim de Basto, e tem como público-alvo os agentes indiretos do turismo da região e os agentes comerciais.

 

Almoço-convívio de artesãos e produtores em Martinchel

Para dar continuidade ao trabalho iniciado, no dia 9 de fevereiro, com a sessão “Como se tornar produtor ou artesão”, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai promover um almoço-convívio com os artesãos e produtores de Abrantes, Constância e Sardoal, no dia 24 de Fevereiro, em Martinchel.

I625-DSCF2365.JPG

 
 

A Autoridade de Gestão do PDR2020 publicou, em dezembro de 2017, um documento útil para o conhecimento do investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas, com vista a tornar a ação e as decisões das unidades agro-ambientais mais informadas e objetivas, contribuindo assim para uma melhoria do desempenho das unidades agroindustriais.

 
 

A A2S terminou a conferência dedicada ao Enoturismo, no dia 15 de novembro, na Adega Regional de Colares em Sintra, frente a uma plateia cheia, apontando pistas futuras, como o trabalho em rede, a melhor qualificação dos recursos humanos e a promoção.

 




SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1