Escola Comunitária COMUNIX abre candidaturas

2017-04-03

E que tal jovens aprenderem, no seio de uma escola comunitária, a governar áreas comunitárias em comum? Neste caso, áreas comunitárias são baldios, instituições milenares apagadas da memória coletiva, que simplesmente querem dizer terras usufruídas e governadas coletivamente por quem lá vive ou que a elas tem direito.

Conforme disposto na Lei Portuguesa dos Baldios, Lei 68/93, de 4 de setembro (versão atualizada), “os baldios são terrenos possuídos e geridos por comunidades locais”. Considera-se a comunidade local como o universo dos compartes e os compartes são todos os cidadãos eleitores, inscritos e residentes nas comunidades locais onde se situam os respetivos terrenos baldios ou que aí desenvolvam uma atividade agroflorestal ou silvopastoril, incluindo menores emancipados residentes nessas comunidades locais. Os compartes usufruem os baldios conforme os usos e costumes locais e gerem de forma sustentada os aproveitamentos dos recursos dos respetivos espaços rurais, de acordo com as deliberações tomadas em assembleia de compartes.

Um pouco por toda a Europa existem terras comuns, mas as gerações mais jovens nunca ouviram falar delas. É deste potencial, até hoje inexplorado, que nasce a ideia do COMUNIX. O projeto europeu do Erasmus+ é promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (coordenador), pela Cooperativa Cultural Trespés da Galiza e pela Partecipanza Agraria de Nonantola, Itália, que juntamente com áreas comunitárias de dois lugares, a Mancomunidade de Montes Veciñais en Man Común de Pontevedra, Galiza, e os Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, Lousã, pretendem dinamizar a participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias, através da criação duma Escola Comunitária.

I362-VILARINHO.JPG

A Escola COMUNIX já tem datas marcadas. Na segunda quinzena de agosto, uma semana em Lourizan (Espanha) e outra em Vilarinho, Lousã, dez residentes de Portugal, dez da Galiza e um de Itália, vão ter a oportunidade de conhecer os recursos naturais dos dois lugares, os seus usos e os desafios de os governar em comum, para que possam suportar modos de vida mais sustentáveis e mais justos.

Até 10 de abril, jovens entre os 18 e os 30 anos, residentes em Portugal e compartes de um baldio, podem candidatar-se à Escola COMUNIX. Todas as despesas são cobertas pelo projeto – viagens, estadia e alimentação. No programa, vão também constar jogos, formações, desportos de montanha, visitas noturnas e muitas outras experiências.

Todas as informações necessárias para a candidatura estão disponíveis em www.facebook.com/comunixjovens, ou através do email comunix@ces.uc.pt.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1