2018-01-12
A ADRIMINHO e os seis municípios do Vale do Minho (Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira) vão dinamizar, de 15 de janeiro a 15 de abril, uma nova temporada de Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência.
A IX edição desta iniciativa que valoriza uma iguaria tradicional vai contar com a participação de uma centena de restaurantes locais que vão confecionar de várias maneiras – arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, fumada ou grelhada, assada no forno, recheada ou até sushi de lampreia – o peixe pescado artesanalmente no rio internacional.
A lampreia do rio Minho que merece o estatuto de ex-libris do território, dá renome à gastronomia local e constitui, como tal, um ativo económico relevante e um fator de desenvolvimento rural. E porque atrai gastrónomos de todo o país e, sobretudo, da vizinha Galiza, é o pretexto ideal para abrir a porta para a promoção de um território anfitrião de um leque de propostas para os visitantes poderem disfrutar de demais riquezas e idiossincrasias do património à cultural, da natureza às pessoas, das cidades às aldeias.
Rali à Lampreia
Dentro deste espírito de convergência de visitantes para o Vale do Minho, a Câmara Municipal de Monção e o Sport Clube do Porto promovem, no dia 25 de fevereiro, o 41º Rali à Lampreia, na Praça Deu-la-Deu, em Monção. É considerada uma das provas de perícia automóvel em circuito urbano (não competitiva) mais antigas do norte de Portugal e da Galiza.
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1