2019-03-19
100 escolas com projetos ecológicos identificadas em todo o país vão ser palco de uma campanha de sensibilização ao valor da floresta. O Governo inspirado pelo setor florestal pretende assim atrair jovens do ensino secundário para as profissões ligadas à Floresta.
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e o secretário de Estado da Educação, João Costa, participam hoje, dia 19 de março, na Escola Secundária de Loulé, na apresentação nacional da Campanha “ECONTIGO, ECOMTODOS”. Promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Direção Geral da Educação (DGE), e um conjunto de organizações da qual a Federação Minha Terra faz parte, esta campanha quer desenvolver ações de valorização e sensibilização para a defesa da floresta, incluindo a promoção ativa das saídas profissionais nesta área junto dos jovens.
A campanha em curso até 21 de março, Dia Internacional das Florestas, envolve cerca de três mil alunos de 100 'Eco-Escolas', essencialmente secundárias. O ‘Eco-Escolas’ é uma iniciativa de âmbito internacional da Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE), que visa promover uma cidadania ativa e participativa encorajando acções e premiando o trabalho de qualidade desenvolvido por cada escola em benefício do ambiente/sustentabilidade.
Esta campanha nacional assenta num filme promocional, dirigido à população escolar, que quer abordar a floresta explorando quatro vertentes/funções principais da floresta. A cada área temática corresponde um animal ‘masquote’ e uma característica própria: o mocho e a sua sabedoria representam a área de produção de bens e serviços; a cabra ibérica e a sua determinação, os serviços de ecossistemas e a protecção dos recursos naturais; o lince e a garra, a conservação da natureza; e a águia e confiança, o recreio e paisagem.
Após o visionamento do filme no espaço escolar, segue-se um debate subordinado ao tema “Valor da Floresta”, antes de fechar a sessão com quatro mensagens para o Dia Internacional das Florestas explanadas por um ‘embaixador’.
Numa próxima fase do projeto prevê-se a organização de um "grande acampamento de jovens", em maio, com os jovens que na primeira fase sentiram o 'apelo' da floresta e viram nele o seu futuro, contando também com universidades, sobretudo aquelas que oferecem cursos ligados às profissões do setor florestal.
Visione o filme promocional ECONTIGO ECOMTODOS e navegue no portal FLORESTACOMFUTURO.PT
Descritores: Setor Florestal, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1