Nova edição da revista CULTIVAR dedicada à Bioeconomia

2019-05-14

A CULTIVAR é uma publicação periódica de cadernos de análise e prospetiva, cuja edição é da responsabilidade do GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral. A edição n.º 15 da publicação está dedicada à temática da bioeconomia, prosseguindo as análises e reflexões de caráter multifatorial realizadas por especialistas que abrangem as áreas da agricultura, florestas, território e sistemas alimentares.  

Na secção “Grandes Tendências” são abordadas a bioconomia na Europa, o Acordo de Paris, a neutralidade carbónica e o futuro da bioeconomia.

 Já na segunda secção, designada “Observatório”, são tratados os aspetos bioeconómicos na utilização sustentável dos recursos marinhos, a bioenergia, as biorrefinarias e os biocombustíveis, mas também a investigação e inovação do sistema científico e tecnológico nacional sobre o agroalimentar, as florestas e a biodiversidade e a política de conhecimento da União Europeia, sendo também apresentados exemplos de projetos de bioeconomia.

Por fim, na terceira secção de “Leituras” constam textos sobre a estratégia de bioeconomia da União Europeia (plano de ação), da autoria da Comissão Europeia, a estratégia espanhola de bioeconomia, o potencial de Portugal nas indústrias de base biológica e na bioeconomia e factos e estatísticas de biopolímeros.

A publicação pode ser descarregada em anexo.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Fórum internacional territórios relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis

2019-07-17 a 2019-07-21, Idanha-a-Nova

3.ª Oficina do Empreendedor

2019-07-25 a 2019-07-27, Marco de Canaveses/Baião/Amarante

A Agricultura e os desafios societais para o período 20-30

2019-10-15 a 2019-10-18, Lisboa/Oeiras

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1