Para uma certificação "Sem OGM"

Depois de ter criado o rótulo “Sem OGM”, a Plataforma Transgénicos Fora (PTF) está empenhada na elaboração de um sistema de certificação nacional sem Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Este projeto precisa de angariar fundos para ir para o mercado, contatar os devidos interlocutores e lançar o processo de certificação qualificada.

À semelhança do que acontece com a certificação biológica, os produtos certificados “Sem OGM” vão poder usar o rótulo oficial para provar que não recorreram a OGM na sua produção. Apesar da desconfiança no que respeita aos OGM, estes continuam a entrar na nossa alimentação porque muitos produtos, entre eles a maioria dos produtos pecuários, não são rotulados.

Perigos desnecessários para a saúde das pessoas, desequilíbrios para a natureza, impactos para a agricultura convencional e biológica, devido à contaminação e aparecimento de novas pragas, além de prejuízos para a economia pelo aumento do controlo corporativo sobre a alimentação, são algumas das consequências dos seres vivos criados artificialmente em laboratório, aliás transgénicos.

Esta ação da PTF luta não só para a presença de rótulos em produtos fabricados com recurso a OGM que não são rotulados como tal – ovos, carne, peixe, lacticínios são muito frequentemente produzidos com soja e milho transgénico –, como também contra a persistência de rótulos com letras ilegíveis.

Em última análise, a rotulagem voluntária serve para:

  • alertar para a existência de transgénicos na nossa alimentação;
  • ajudar o consumidor a escolher produtos sem transgénicos;
  • pressionar os produtores e comerciantes a rejeitar os OGM;
  • e promover uma alimentação livre de transgénicos.

Mais informações sobre os transgénicos em www.stopogm.net

Para apoiar a campanha de recolha fundos por via de crowdfunding clique aqui até dia 26 de junho.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1