Prémio Empreendedorismo e Inovação 2018 do Crédito Agrícola

2018-11-09

A cerimónia de entrega dos prémios aos seis vencedores da quinta edição do Concurso Empreendedorismo e Inovação 2018 do Crédito Agrícola decorreu no âmbito da Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, em Porto Salvo, no dia 29 de outubro.

A presidente da Federação Minha Terra, Maria João Botelho, foi convidada a entregar o prémio na categoria Desenvolvimento Rural ao projeto INFORMAT - Intelligence Forest Management Technologies, submetido por Carlos Xavier Viegas, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O INFORMAT visa a gestão inteligente da floresta com base em equipas de robôs que limpam a floresta, recortam e recolhem a vegetação em biomassa para o seu posterior aproveitamento. Colocam-se assim ferramentas tecnológicas ao serviço do aumento de eficiência e da área de abrangência da limpeza de mato.

Segundo o regulamento do concurso, o prémio na categoria do Desenvolvimento Rural é destinado a projetos cuja actuação em meio rural fixa populações e preserva valores culturais, sociais e ambientais, podendo envolver atividades agrícolas ou outras desenvolvidas no contexto rural (artesanato, turismo rural, turismo de habitação, actividades ambientais, entre outras). Perante os cenários de destruição causados por episódios de incêndios florestais recorrentes, afigura-se como uma evidência colocar a inovação tecnológica ao serviço da preservação e da prevenção do ambiente.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Mercados de Natal do Ribatejo Interior

2018-12-01 a 2018-12-16, Constância, Abrantes e Sardoal

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

2018-12-18, Alpiarça

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1