Prémio Nacional da Paisagem procura projetos de referência

2018-11-05

Até dia 30 de novembro, decorre o concurso para o Prémio Nacional da Paisagem. Este prémio serve de preparação para a participação de Portugal no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, criado em 2008, após a aprovação da Convenção Europeia da Paisagem, que afirma a importância da paisagem e a necessidade de promover a sensibilização dos Estados-Membros para a adoção de políticas e medidas que assegurem a sua proteção, gestão e ordenamento.

O Prémio Nacional da Paisagem assume-se como um instrumento de dinamização e de divulgação de iniciativas e abordagens territoriais que promovam a qualidade da paisagem – rural, urbana ou periurbana – e o seu estado de conservação, servindo de alavanca para o turismo e a economia em geral.

Políticas, medidas ou outras iniciativas que tenham contribuído para a proteção, gestão e ordenamento da paisagem e que promovam a sensibilização da sociedade civil para a importância deste tema são susceptíveis de consubstanciar uma candidatura.

As regiões autónomas, as autoridades locais ou suas associações, as comunidades intermunicipais e as áreas metropolitanas, bem como organizações não-governamentais que sejam responsáveis pela implementação de ações que tenham contribuido para a proteção sustentável, gestão e/ou ordenamento da paisagem são convidadas a concorrer.

As candidaturas podem ser submetidas online através do Prémio Nacional da Paisagem, no site da Direção -Geral do Território (DGT). Saiba mais em http://premiopaisagem.dgterritorio.gov.pt/

 





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1