Preparação da 2ª Conferência Internacional CREATOUR

2018-01-08

As Tendências Emergentes e Futuras do Turismo Criativo vão ser tema da próxima conferência internacional do projeto CREATOUR, a decorrer na Universidade do Minho, em Braga, de 7 a 9 de junho de 2018. Até 31 de janeiro, encontra-se aberto o convite à apresentação de propostas de comunicações.

I577-SEMXNOME.JPG

O projeto CREATOUR – Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais, em curso até 2019, é financiado por fundos europeus através do COMPETE2020, Programa Operacional Regional de Lisboa e Programa Operacional Regional do Algarve e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Na sequência dos trabalhos da primeira conferência do projeto, O Estado da Arte do Tursimo Criativo, que decorreu, em maio de 2017, na Curia, o próximo encontro vai reunir investigadores e redes de turismo criativo que vão discutir, entre outros temas, os resultados do desenvolvimento da rede de turismo criativo CREATOUR.

O CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de incubadora/demonstração. Com base em processos colaborativos envolve cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais/criativas e outros partes intervenientes localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

O projeto é coordenado pelo CES, tendo como parceiros o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL, Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL e o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho.

O objetivo geral do CREATOUR é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas. CREATOUR liga teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.

O projeto está estruturado de acordo com as dimensões-chave para a valorização do setor criativo: construir conhecimento e capacidade, apoiar o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao lugar, e reforçar a formação de redes e clusters. O CREATOUR visa produzir recomendações de política, dando especial atenção à interação em cluster e à colaboração em rede como opções fundamentais para o desenvolvimento continuado.

Após a leitura do convite à apresentação de propostas de comunicações, a submissão pode ser feita aqui. Saiba mais sobre a conferência em https://creatourconference.weebly.com/.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Lampreia do rio Minho – Um prato de excelência 2018

2018-01-15 a 2018-04-15, Vale do Minho

Conversas sobre o medronho

2018-01-21, Querença

Reuniões descentralizadas da AMPV

2018-01-22, Beja

Jornadas apícolas

2018-01-27 a 2018-01-28, Castelo Branco

2º Simpósio Nacional de Culturas Agroindustriais

2018-02-02, Santarém

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1