2017-09-19
Três meses após o incêndio de Pedrogão Grande, a Unidade de Missão para a Valorização do Interior apresentou o Programa de Revitalização do Pinhal Interior. O documento que assenta em dois eixos estratégicos – o renascer da floresta sustentada e resiliente aos riscos, capaz de criar valor para o território e a revitalização económica e social dos municípios afetados pelos incêndios – vai estar 30 dias em discussão pública.
O programa visa funcionar como um projeto-piloto replicável a outras regiões do país com características semelhantes. Dos objectivos específicos do primeiro eixo constam medidas de recuperação de ecossistemas, de promoção do ordenamento do território e de gestão florestal, de reforço da defesa e de proteção da floresta. O segundo eixo, por sua vez, integra a diversificação da estrutura económica e a promoção do desenvolvimento da economia, a promoção de políticas e práticas económicas sustentáveis.
O programa de revitalização foi feito com base no documento inicial elaborado pelos sete municípios afetados pelos incêndios florestais – Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã. Tanto o primeiro-ministro, António Costa, como os sete municípios em causa, já tomaram conhecimento do programa que no final da discussão pública vai passar pelo crivo do Conselho de Ministros, e a suas medidas devidamente orçamentadas.
O Programa de Revitalização do Pinhal Interior encontra-se em anexo. Os contributos no âmbito desta consulta pública devem ser remetidos para: gabinete.umvi@madj.gov.pt
Documentos Anexos:
Programa de revitalização do Pinhal Interior
Descritores: Pequena agricultura, Setor Florestal, Desenvolvimento dos territórios rurais, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1