PROVE integra base de dados de projeto de investigação europeu

2017-07-31

PROVE é uma entre oito iniciativas portuguesas que foram escolhidas pelo Projeto de investigação europeu Horizon 2020 INHERIT para entrar numa base dados online que congrega práticas positivas que promovem modos de vida (espaços verdes, eficiência energética na habitação), de mobilidade e de consumo que protegem o ambiente e promovem a saúde e a igualdade na saúde.

Na perspetiva do INHERIT: “O PROVE foi escolhido devido ao papel desempenhado na promoção de formas de produção e consumo mais sustentáveis. Criou modos de produção equilibrada e sustentável, aliados a uma maior capacidade de gestão por parte dos produtores. Os produtos agrícolas vendidos são locais, frescos e promovem práticas alimentares mais saudáveis. Os consumidores conhecem melhor o mundo rural, e mudaram e/ou adotaram os seus hábitos de consumo. Graças ao PROVE verificou-se uma valorização de uma atividade associada a baixos níveis de escolaridade, aumentando o rendimento de agregados familiares de pequenos produtores.”

O Projeto INHERIT constituído por um consórcio de 18 parceiros – entre os quais o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, visa promover políticas, práticas e inovações eficientes que abordam fatores-chave de estresse ambiental e promover igualdade na saúde e o bem-estar.

A base de dados INHERIT foi lançada num fórum político de alto nível das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (10 a 19 de julho), onde os delegados analisaram os progressos realizados nesse domínio. O objetivo de "Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as idades" faz parte deste compromisso, e os projetos incluídos nesta base são tidos como exemplares nesse sentido.

Refira-se que o PROVE é um dos 12 projetos, entre as cerca de 100 práticas identificadas na base de dados, que vai também ser alvo de um estudo mais aprofundado pela equipa internacional do INHERIT. O PROVE é a única prática portuguesa entre as selecionadas.

Para mais informações sobre o INHERIT, consultar em http://www.inherit.eu/. A base de dados pode ser acedida aqui.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Mercados de Natal do Ribatejo Interior

2018-12-01 a 2018-12-16, Constância, Abrantes e Sardoal

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

2018-12-18, Alpiarça

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1