2018-10-18
Nos dias 15 e 16 de outubro o projeto “Semente para o futuro” lançou uma iniciativa de recolha de sementes com vista à criação de micro maternidades de árvores nos quatro concelhos afetados – Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares – pelos violentos incêndios de 2017.
Na sequência de uma discussão alargada em torno da necessidade de repensar e agir sobre o ordenamento florestal, a reflorestação de áreas ardidas de forma resiliente e sustentável, as organizações parceiras e co-promotoras do projeto realizaram um seminário que deu origem à ideia da criação de micro-maternidades de árvores autóctones. Para fazer frente à escassez a curto prazo de sementes, decidiu-se encetar, desde já, um processo de recolha.
O GAL Dueceira, na qualidade de entidade promotora, em parceria com os municípios e outros agentes locais e o apoio técnico da ACTIVAR, ADSCCL e Lousitânea, apresentou uma candidatura ao Fundo Ambiental, obtendo um financiamento para testar uma ideia de envolvimento das comunidades na recolha de sementes e na criação de micro maternidades de árvores nos seus 4 concelhos de abrangência.
Descritores: Pequena agricultura, Setor Florestal, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1