Seminário "Fogo ou incêndio: a floresta sobreviverá?"

2017-03-07

No próximo dia 10 de março, a problemática do fogo rural em Portugal e do papel potencial do conhecimento como pilar no plano de defesa da floresta vão ocupar o Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O seminário promovido pela AIFF, entidade gestora do cluster da indústria de base florestal: cortiça, madeira, mobiliário, pasta, papel e embalagem, e pelo Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa convidou investigadores e académicos de todo o país, profissionais do setor e representantes de entidades públicas e privadas a juntar-se para debater sobre o flagelo que, ano após ano, consome pessoas, oxigénio, casas e florestas, acarretando graves prejuízos económicos, ambientais e sociais.

Nas palavras da sabedoria popular “o fogo é um bom criado e um mau patrão”, algures entre a vida e a morte.

A fileira florestal nacional já pesa na balança económica, e pode vir a pesar ainda mais, se se tirar proveito das suas grandes potencialidades. Ao reconhecer a floresta como um bem público, o fogo rural é entendido como um desafio social que precisa de ser cernado para a posteriori poder alimentar políticas públicas e decisões económicas. Aliás, a recente consulta pública sobre a Reforma da Floresta confere ainda maior relevância e atualidade a este tema.

É possível concretizar esta ambição, por via de um trabalho conjunto e continuado nas áreas da inovação e investigação. As palavras-chave sendo sustentabilidade e continuado, como conclusão dos trabalhos, o seminário vai apresentar um “Centro de Conhecimento do Fogo Rural” de âmbito nacional.

O programa pode ser consultado em anexo. As inscrições gratuitas, mas obrigatórias podem ser feitas aqui. Para mais informações consultar a página da conferência.

 





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1