"Produção: Um Retrato do Território" é tema da Universidade ‘Pensar Global, Agir Local’

2018-06-28

A Universidade ‘Pensar Global, Agir Local’ assenta este ano o seu fórum de reflexão e dedate em Silves, na Biblioteca e no Mercado Municipal, dia 11 de julho. Organizada pela Associação In Loco em parceria com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Silves, a edição 2018 coloca na mesa o tema “Produção: Um retrato do território”.

I706-IMAGEM2.JPG

Fotografias: João Mariano

A organização pretende assim apresentar um retrato global da produção agroalimentar na atualidade, discutir o Estatuto da Agricultura Familiar, e propor, através de workshops e visitas a explorações agrícolas, uma reflexão sobre formas eficazes de criar territórios mais sustentáveis.

O aumento da densidade populacional arrasta consigo a alteração dos padrões alimentares, havendo uma clara predominância de formas de agricultura intensiva, consumidora de recursos naturais prejudicial para os ecossistemas, com impacto negativo na produção familiar e aumento do consumo de produtos com maior pegada ecológica. Neste estado das coisas, os agricultores de pequena escala, de base local, que produzem dentro das épocas de produção e consumo, segundo modelos compatíveis com uma agricultura sustentável, são os mais prejudicados.

No passado dia 7 de junho, foi aprovado o Estatuto da Pequena Agricultura Familiar pelo Conselho de Ministros. Para o Chefe do Escritório de Informação da FAO em Portugal e junto da CPLP, Francisco Sarmento, esta aprovação constitui “um grande passo para Portugal e um exemplo para outros países”. De acordo com o Ministro Luís Capoulas, “quando tanto se fala em lutar contra o despovoamento, esta é uma forma de discriminação positiva para a agricultura familiar ".

Para discutir a produção inserida em territórios mais sustentáveis foram convidadas entidades representativas dos vários intervenientes setoriais: políticas públicas, produção, distribuição, consumidores, organizações da sociedade civil. Em paralelo, o evento contará ainda com um programa cultural, onde serão organizadas ações de rua, demonstrações de gastronomia saudável & acessível e exibição de filmes comentados, em estreita articulação com o “Mercado Fora D’horas”.

Consulte o programa em anexo. Inscrições no site da In Loco, na página de facebook ou AQUI





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1