Abrantes, doçaria portuguesa e não só

2017-10-23

Pela primeira vez, Abrantes vai instalar, entre 27 e 29 de outubro, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional no Jardim da República. A Feira vai adornar o Centro Histórico de Abrantes com doces iguarias e atividades variadas para um público dos 8 aos 88 anos.

I509-IMGX9635.JPG

No programa das festividades gastronómicas, os alunos do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, vão fazer uma demonstração de sobremesa com vários doces regionais, as crianças vão aprender a confecionar línguas-de-gato e beijinhos característicos da tradição de “pedir os bolinhos”, e os adultos vão participar numa oficina sobre os “prazeres sem glúten”.

Espetáculos de marionetas, balões e pinturas faciais, um desfile e uma exposição dos trabalhos dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho dedicados ao personagem de banda desenhada “Palhinhas” vão fazer parte do entretenimento infantil.

Também vai haver música no VI Encontro de Música Tradicional Portuguesa, dinamizado pelo Orfeão de Abrantes, com grupos de Abrantes, de Monte Real (Leiria) e Monte do Arneiro (Nisa); na arruada pelo Centro Histórico com o grupo de concertinas “Sons Lusitanos”; ou ainda, no Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais.

Para os mais ativos, estão programadas duas atividades desportivas – uma caminhada turística, livre ou corrida pelo Centro Histórico, à qual vão estar associadas, na opção caminhada turística, visitas guiadas a locais emblemáticos da cidade e ligados à doçaria local; e um passeio em BTT do Jardim da República em direcção a Alferrarede Velha, ao encontro do Caminho do Tejo-margem Norte.

A 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pela Câmara Municipal de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, começa esta sexta-feira, dia 27 de outubro, às 17h00.

Para mais informações e inscrições nas atividades, consulte em tagus-ri.pt/





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1