Agri Innovation Summit 2017 com destino e data marcada para Portugal

2017-04-24

O conceito de digitização aplicado à agricultura vai estar em debate na Agri Innovation Summit 2017, a decorrer durante o próximo mês de outubro, nas instalações do Instituto de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras. O anúncio foi feito pelo Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, durante as comemorações do 130º Aniversário da Escola Superior Agrária de Coimbra, no dia 22 de abril.

O conceito da digitização é concebido como modelo de futuro para a agricultura. Consiste na substituição de estruturas físicas de apoio à atividade por plataformas digitais que reduzem a distância entre os produtores e os consumidores, reduzindo custos económicos e ambientais.

É uma iniciativa do Governo português, desenvolvida em parceria com a União Europeia. Nas palavras de Capoulas Santos, “o facto de a Agri Innovation Summit 2017 se realizar em Portugal é o reconhecimento, por parte da União Europeia, de a Agricultura portuguesa está na primeira linha da inovação e é uma atividade competitiva realizada por profissionais que, tendo partido em situação de grande desvantagem relativamente aos agricultores dos outros Estados-Membros, atingiram um patamar de excelência, que muito tem dinamizado a produção nacional”.

A Agri Innovation Summit 2017 vai realizar-se durante dois dias no INIAV, estrutura do Ministério da Agricultura vocacionada para a inovação e na linha da frente do processo de criação das Redes Nacionais de Experimentação na vertente da Agricultura. Ali o debate vai envolver grupos operacionais dinamizadores de projetos nesta área inovadora. Mas também vai ter uma vertente dedicada às “startups” agrícolas, um concurso de ideias, entre outras coisas.

Para o Ministro da Agricultura, “trata-se de uma iniciativa que vai tornar visível a mudança de paradigma da agricultura, que exige cada vez mais formação qualificada e que se está a transformar numa atividade cada vez mais interessante para os jovens, ligada às novas tecnologias”.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Mercados de Natal do Ribatejo Interior

2018-12-01 a 2018-12-16, Constância, Abrantes e Sardoal

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

2018-12-18, Alpiarça

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1