Antegosto da doçaria tradicional de Abrantes em Lisboa

2017-10-09

A duas semanas da 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional em Abrantes, as iguarias da doçaria abrantina vão estar em destaque na capital, no próximo dia 13 de Outubro, no número 13 do Largo do Intendente.

I496-IMAGEM1.JPG

A Produtos e Território – Loja do Intendente, em Lisboa, vai receber uma ação de valorização dos doces tradicionais deste concelho do Centro do país e, também, de promoção da 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional que se vai realizar, de 27 a 29 de outubro, no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes.

Entre as 10h00 e as 17h30, por iniciativa do Município de Abrantes e da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, os Lisboetas são convidados a participar gratuitamente numa oficina de broas fervidas e a assistir à confeção de Palha de Abrantes, sob a batuta do chef Fernando Correia.

A confecção das broas de noz e mel vai ser rematada com a tradição de “pedir os bolinhos”, associada ao dia de Todos-os-Santos, celebrado a 1 de novembro. A demonstração ao vivo do doce Palha de Abrantes vai ser condimentada com factos históricos do século XVI, que ligam também Abrantes à capital através do Tejo.

A iniciativa procura, ainda, dar destaque à Feira Nacional de Doçaria Tradicional que, desde 2002, reúne ícones incontornáveis da gastronomia portuguesa, mel, licores e compotas, vindos de vários pontos do país.

Feira Nacional de Doçaria Tradicional em Abrantes

Confirma-se a presença nesta 16ª edição das cristas de galo e dos pitos de Santa Luzia de Vila Real; dos coscoréis da Sertã; das brisas do Tâmega e das queijadinhas S. Gonçalo de Amarante; dos rebuçados de ovo de Portalegre; do bolo fidalgo, da encharcada e do bolo rançoso do Alentejo; do pão-de-ló de Margaride de Felgueiras; do pão-de-ló de Ovar; das cornucópias de Alcobaça; dos ovos moles de Aveiro; dos pastéis de Tentúgal; das malassadas e dos bolos levedos dos Açores a par das afamadas Tigelas e Palha de Abrantes, entre muitas outras iguarias a que se juntam licores, mel e compotas.

À ementa vão estar associadas várias atividades e espetáculos, como as demonstrações culinárias, oficinas de doçaria, animação infantil, passeio de BTT, caminhada pelo Centro Histórico de Abrantes e música tradicional portuguesa, com a realização do IV Encontro de Música Tradicional Portuguesa, em parceria com o Orfeão de Abrantes.

Produtos e Território – Loja do Intendente

Seis Associações de Desenvolvimento Local (ADL) –  CoraneTerras de SicóPinhal MaiorTAGUSADER-AL e MONTE–ACE – constituiram uma parceria para dar a conhecer e valorizar em Lisboa as potencialidades dos territórios rurais de Bragança a Reguengos de Monsaraz.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Mercados de Natal do Ribatejo Interior

2018-12-01 a 2018-12-16, Constância, Abrantes e Sardoal

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

2018-12-18, Alpiarça

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1