2018-06-18
O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em colaboração com a GNR e a Associação Nacional de Municípios, desenvolveu uma nova aplicação que permite efetuar pedidos de autorização de queimadas extensivas e avaliação de queima de amontoados, bem como simplificar e facilitar o acesso aos pedidos e respetivas respostas.
Com base num conjunto de informações, como a perigosidade, a meteorologia e o número de incêndios dos últimos dias, o sistema gera uma reposta que identifica as condições de risco para o dia solicitado.
Antes de mais, o requerente tem que se registar na aplicação e solicitar autorização da queimada ou avaliação da queima em três passos: identificação da ação; identificação do local e data da ação; e obtenção de resposta por SMS e/ou por EMAIL.
Este sistema tem uma linha de apoio que permite tirar dúvidas e ajudar a efetuar o registo na aplicação. Este número (808 200 520), associado à Linha SOS Ambiente e Território da GNR, é grátis e funciona das 9h às 21h.
Cerca de 98% dos incêndios em Portugal Continental têm causa humana, nomeadamente o uso do fogo associado a várias práticas agrícolas e florestais pode degenerar num descontrolo e originar grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Daí ser urgente alterar comportamentos na sociedade de modo a realizar as mesmas práticas, mas de forma mais segura, ou seja, com menor probabilidade de originar incêndios rurais.
Aceda à aplicação em https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Setor Florestal, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1