2017-08-02
Os serviços do Ministério da Agricultura estão, neste momento, no terreno a fazer o levantamento de prejuízos causados pelos incêndios. À semelhança do que foi feito na sequência dos grandes incêndios que afetaram a Região Centro no mês de junho, o Ministério da Agricultura decidiu apoiar os agricultores cujas explorações sofreram perdas causadas por outros incêndios ocorridos entretanto.
Em causa estão explorações agrícolas situadas em freguesias onde os danos ao potencial produtivo ultrapassem os 30%. Os apoios correspondem a 50% a fundo perdido do valor elegível e destinam-se a compensar perdas no potencial produtivo em maquinaria, equipamentos, instalações agrícolas, animais e culturas permanentes (vinhas, olivais, pomares…).
Por ora, estão abertas até 8 de setembro as candidaturas, através do portal eletrónico www.pdr-2020.pt, a apoios destinados a compensar os agricultores prejudicados da Região Centro, disponibilizando-se para o efeito um montante global de dez milhões de euros. (ver Despacho n.º 6420-A/2017, em anexo)
Para o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural “trata-se de um ato de solidariedade e de justiça através do qual se pretende suavizar a situação dos agricultores tão duramente afetados pelo flagelo dos incêndios que têm assolado o país”.
Documentos Anexos:
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Setor Florestal, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1