“Apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais” em colóquio na Feira Nacional de Agricultura

2018-05-29

Na edição de 2018 da Feira Nacional de Agricultura, a decorrer de 2 a 10 de junho em Santarém, a Federação Minha Terra vai colocar na mesa das “Conversas de Agricultura” o tema do apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais. O colóquio está marcado para o dia 8 de junho, pelas 14h30, na Sala Tejo do Centro Nacional de Exposições (CNEMA).

I692-COLXXQUIOXPROGRAMAXA4XPORTAL.JPG

Esta iniciativa que se inscreve no âmbito do Projeto Plano Informação LEADER2020, com o apoio do PDR2020 quer abordar uma série de questões ligadas às cadeias curtas e mercados locais.

Face ao número elevado de pequenos produtores dispersos no território, que vivem dificuldades para se organizar e comercializar os seus produtos e que, para mais, se confrontam com uma carga burocrática desproporcional à dimensão do negócio, os circuitos curtos agroalimentares baseados na comercialização de proximidade apresentam-se como uma oportunidade.

Ao promover o contacto direto entre produtor e consumidor, reduzem-se intermediários e ganha-se proximidade. Entre a garantia da qualidade das suas produções e a justa remuneração pelo trabalho e investimento, nasce o compromisso para uma alimentação saudável, de qualidade e uma produção amiga do ambiente. O apoio aos circuitos curtos agroalimentares e aos mercados locais visa criar espaços comerciais e relacionais onde convergem e são preenchidas as necessidades dos consumidores, dos produtores e das economias locais.

A entrada livre é sujeita a inscrição. O programa completo está disponível em anexo.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1