2018-05-29
Na edição de 2018 da Feira Nacional de Agricultura, a decorrer de 2 a 10 de junho em Santarém, a Federação Minha Terra vai colocar na mesa das “Conversas de Agricultura” o tema do apoio aos circuitos agroalimentares e mercados locais. O colóquio está marcado para o dia 8 de junho, pelas 14h30, na Sala Tejo do Centro Nacional de Exposições (CNEMA).
Esta iniciativa que se inscreve no âmbito do Projeto Plano Informação LEADER2020, com o apoio do PDR2020 quer abordar uma série de questões ligadas às cadeias curtas e mercados locais.
Face ao número elevado de pequenos produtores dispersos no território, que vivem dificuldades para se organizar e comercializar os seus produtos e que, para mais, se confrontam com uma carga burocrática desproporcional à dimensão do negócio, os circuitos curtos agroalimentares baseados na comercialização de proximidade apresentam-se como uma oportunidade.
Ao promover o contacto direto entre produtor e consumidor, reduzem-se intermediários e ganha-se proximidade. Entre a garantia da qualidade das suas produções e a justa remuneração pelo trabalho e investimento, nasce o compromisso para uma alimentação saudável, de qualidade e uma produção amiga do ambiente. O apoio aos circuitos curtos agroalimentares e aos mercados locais visa criar espaços comerciais e relacionais onde convergem e são preenchidas as necessidades dos consumidores, dos produtores e das economias locais.
A entrada livre é sujeita a inscrição. O programa completo está disponível em anexo.
Documentos Anexos:
Descritores: Cadeias Curtas e Mercados Locais, Setor Agroalimentar, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1