2017-08-16
A Comissão Europeia (CE) lançou hoje uma consulta pública sobre a forma de tornar a cadeia de abastecimento agroalimentar mais justa. Agricultores, cidadãos e outros atores envolvidos são convidados a pronunciar-se através de uma consulta em linha que vai prolongar-se até 17 de novembro.
A consulta foi concebida com base nos trabalhos do Grupo de Trabalho para os Mercados Agrícolas (AMTF), criado em janeiro de 2016, pelo Comissário responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural, Phil Hogan. Composto por doze peritos independentes, este grupo tinha como missão debater questões relevantes para melhorar a situação dos agricultores na cadeia alimentar. Após dez meses de trabalho, o grupo produziu um relatório com recomendações no que toca, entre outros, à transparência do mercado, às práticas comerciais desleais, à cooperação entre agricultores, ao acesso ao financiamento, à gestão de riscos.
Assim, através desta consulta, a CE quer recolher contribuições para avaliar:
Foi também publicada uma avaliação de impacto inicial, que apresenta informação pormenorizada sobre possíveis opções estratégicas, para fins de consulta e de comentários, sendo igualmente realizada uma avaliação de impacto exaustiva em relação a todas as futuras iniciativas de melhoria da cadeia de abastecimento alimentar.
Para aceder à consulta pública clique aqui (disponível brevemente em todas as línguas da EU)
Para aceder à informação sobre a avaliação de impacto inicial clique aqui
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1