Cimeira sobre inovação e digitização na agricultura e nas zonas rurais

2017-05-03

2017-09-27

Cerca de 500 agricultores, empresas rurais, startups, autoridades de gestão de Programas de Desenvolvimento Rural, redes rurais nacionais, investigadores, Grupos de Ação Local (GAL) LEADER, consultoras e ONG vão convergir para Lisboa para participar, a 11 e 12 de outubro, numa plataforma de debate sobre inovação e digitização na agricultura e nas zonas rurais, hoje e no pós-2020.

A primeira edição desta cimeira sobre inovação e digitização na agricultura é fruto de uma iniciativa conjunta de um consórcio nacional (Rede Rural Nacional, DGADR, INIAV, Rede INOVAR, INOVISA), do Governo Português, da Rede PEI-AGRI e da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR).

A Agri Innovation Summit 2017 tem três grandes objectivos – a promoção da interpenetração entre iniciativas inovadoras multi-ator, ao abrigo dos Programas de Desenvolvimento Rural e Horizon 2020; a sensibilização para as oportunidades de inovação e digitização, contando com os diversos apoios disponíveis ao abrigo de Programas de Desenvolvimento Rural em curso; o contributo para as políticas de inovação europeias na agricultura e nas zonas rurais no pós-2020, na continuação do Ponto 7 da Declaração de Cork 2.0. Além disso, o programa vai também promover atividades de mediação/sinergias, de procura de parceiros e de negócios, corners para redes temáticas, um concurso de startups, etc.

Programa

Além das sessões plenárias, da mostra de startups, dos eventos paralelos ou das reuniões bilaterais, cinco sessões temáticas, com quatro grupos de discussão, vão trabalhar os seguintes temas: utilização de recursos (adaptação e mitigação); gestão da agricultura, da alimentação e dos sistemas agroflorestais e a valorização do território; agricultura 4.0 e desenvolvimento rural; digitização de economias rurais e inovação – moldar o futuro. 

Mais informações em AIS 2017.

Nota: Como o número de lugares disponíveis é limitado, a AIS 2017 dirige-se exclusivamente a participantes selecionados com base nas funções (agricultor, empresário, autoridade pública, investigador, consultor, ONG, etc.); no envolvimento em projetos inovadores (Grupos Operacionais PEI, Projetos multi-ator H2020 e Grupos LEADER envolvidos em projetos de inovação…); na origem geográfica (procurando-se um equilíbrio entre participantes portugueses e do reste da EU); e na participação em eventos à margem da cimeira (reuniões particulares de grupos ativos de inovação agrícola que vão ocorrer um dias antes/depois da AIS 2017 – Grupo SCAR AKIS, Subgrupo sobre a inovação para a produtividade e sustentabilidade agrícola, Pontos de Contacto Nacionais Horizon 2020, etc.).

 

Descritores: Setor Agrícola, Artigos ou notas de imprensa .





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos.

------------------------------------------

INFORMAÇÃO

Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1