Conferência eletrónica da FAO

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) encontra-se a organizar uma conferência eletrónica que vai decorrer de 10 a 23 de outubro, intitulada “Explorar o contributo da pequena agricultura para alcançar a segurança alimentar e uma melhor nutrição”.

Com esta conferência electrónica, a Unidade de Investigação e de Extensão Rural da FAO quer contribuir para o projeto de investigação financiado pelo Programa-quadro de investigação e inovação da UE Horizon 2020, “Pequena agricultura, pequenos empresas agro-alimentares e Segurança alimentar sustentável” (SALSA). A FAO colabora neste projeto, que se iniciou em abril 2016, e que nos próximos quatro anos vai envolver um consórcio de 17 entidades de nove países europeus – Espanha, Grécia, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia – e quatro africanos – Cabo Verde, Gana, Quénia e Tunísia. O SALSA visa alcançar um melhor entendimento do contributo atual e potencial das pequenas explorações agrícolas e das pequenas empresas agro-alimentares para uma segurança alimentar e nutricional sustentável. De referir que este é o primeiro projeto aprovado no âmbito do "Desafio Societal 2" do Horizon 2020, coordenado por uma equipa portuguesa, a Equipa de investigação da Universidade de Évora/Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM).

Participantes do mundo inteiro vão poder partilhar e discutir experiências, ensinamentos adquiridos e perspetivas sobre o contributo dos pequenos agricultores para a segurança alimentar e nutrição através da conferência eletrónica. As discussões vão abordar, entre outras questões, a caracterização das pequenas explorações agrícolas; o contributo atual (e futuro) das pequenas explorações para as várias dimensões da segurança alimentar; e as melhores abordagens para uso dos investigadores na avaliação do contributo das pequenas explorações para a segurança alimentar.

A FAO disponibiliza um documento de enquadramento desta conferência, com alguma informação sobre a segurança alimentar e nutrição e as pequenas explorações agrícolas. Além disso, também descreve as questões que os participantes deverão abordar na conferência.

Como participar

A conferência é aberta a todos, livre e será moderada. A inscrição requer o envio de um correio eletrónico para listserv@listserv.fao.org, com o assunto em branco e a transcrição da seguinte linha no corpo do texto: subscribe small-farms-L Nome Próprio Apelido. Por exemplo, se o nome do participante for João Ferreira, fica: subscribe small-farms-L João Ferreira





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Fórum BIOCAPITAL – Incentivar a Agricultura Biológica

2018-10-23, Vila Nova de Famalicão

IV Jornadas técnicas sobre os carvalhos

2018-10-26 a 2018-10-28,

O melhor da doçaria portuguesa para ver e comer em Abrantes

2018-10-26 a 2018-10-28, Abrantes

Cimeira Nacional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

2018-10-29, Porto Salvo (Lisboa)

Corane realiza sessão de esclarecimentos em Miranda do Douro

2018-10-31, Miranda do Douro

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1