Conferência sobre a Agricultura Sintrópica em Mértola

2018-10-26

Mértola irá acolher nos dias 15 e 16 de novembro no cineteatro Marques Duque uma conferência dedicada à agricultura sintrópica que contará com a presença de Ernst Götsch, investigador e agricultor suíço, mentor desta prática agroecológica que trabalha a regeneração de paisagens pelo uso.

A agricultura sintrópica associa ao estabelecimento de áreas altamente produtivas, mas livres de químicos o objetivo do reforço da oferta de serviços ao ecossistema, com destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água.

Com base numa experiência de 40 anos em territórios de semiárido no Brasil, este projeto pretende agora testar a adaptabilidade do contexto mediterrânico a um conjunto de experiências de agricultura sintrópica, com vista à regeneração de áreas agrícolas de baixa produtividade e de elevada vulnerabilidade a problemas de erosão de solos, fraca precipitação e risco de desertificação.

Em complemento à conferência, serão promovidas duas conversas/debate:

  • Comunicação e Responsabilidade Ecológica com Edmara Barbosa, autora de diversas novelas da Globo, que abordaram a temática da agricultura;
  • Large Scale Sustainable Agriculture com Ernst Götsch (Brasil), Alfredo Sendim (Portugal), Bertrand Aubery (Martinica), M. Vitória e Daniel Fröbe (Brasil) que irão discutir a aplicação de modelos de agroecologia a agricultura de grande escala.

Consulte o programa em anexo. A inscrição deve ser feita até 9 de novembro através do email doramaio@cm-mertola.pt





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1