2017-11-08
O comércio, a gestão sustentável do solo e os pesticidas estiveram na ordem do dia do Conselho Europeu de Ministros da Agricultura de 6 de novembro.
A Comissão fez um ponto de situação sobre as questões agrícolas relacionadas com o comércio, nomeadamente as negociações com o México, o Mercosul e a OMC (Organização Mundial do Comércio). Os ministros mostraram-se preocupados com o impacto dos acordos de comércio livre sobre os produtos agrícolas sensíveis como a carne, o etanol e o açúcar, advogando que a comissão permitisse um maior envolvimento de Estados-Membros nas negociações.
O próximo ciclo de negociações entre a UE e o Mercosul está agendado para os dia 9 e 10 de novembro.
No rescaldo da conferência sobre ‘Solos para uma produção alimentar sustentável e os serviços dos ecossistemas’, que decorreu em Tallinn, em outubro passado, os ministros discutiram sobre a possibilidade de se manter níveis elevados de produção agrícola, e, ainda assim, garantir uma gestão sustentável dos solos agrícolas, bem como implementar estratégias para proteger solos agrícolas valiosos. Além disso, também abordaram a questão da impermeabilização dos solos e da perda de terras agrícolas.
Saiba mais sobre as apresentações feitas na conferência em soil-sustainable-food-production-and-ecosystem-services
Por último, com base no relatório sobre a utilização sustentável de pesticidas, trocaram-se ideias sobre as medidas atuais e futuras com vista a atingir os objetivos da diretiva europeia sobre esta matéria, e sobre como acelerar a implementação dos princípios de gestão integrada de pragas.
O Relatório da Comissão sobre a utilização sustentável de pesticidas (em inglês) encontra-se em anexo.
Documentos Anexos:
Relatório da Comissão sobre a utilização sustentável de pesticidas
Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Artigos ou notas de imprensa .
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1