Do Campo à Mesa | A Circularidade dos Plásticos e a Nova Agricultura

2019-04-04

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA) vai realizar no próximo dia 8 de abril, nas suas instalações em Beja, a conferência denominada “Do Campo à Mesa | A Circularidade dos Plásticos e a Nova Agricultura”, no âmbito do encerramento do projeto “PlaCarvões - De Plásticos a Carvões Ativados – Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos”.

I876-SEMXNOME.JPG

50% dos resíduos urbanos, na sua maioria plásticos não recicláveis, são rejeitados e enviados para aterro ou incineração

O projeto PlaCarvões, co-financiado pelo Fundo Ambiental - Repensar os plásticos na economia: desenhar, usar, regenerar (DURe), que decorreu durante o ano de 2018, está centrado na aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e fração não valorizada dos Resíduos Urbanos) através da produção de carvões ativados, podendo estes ser utilizados em tratamento de efluentes agroindustriais e urbanos em unidades de pequena a média dimensão, de base local e regional, tornando um resíduo num produto de elevado interesse económico e ambiental.

Este projeto é um reflexo da preocupação das entidades parceiras EDIA (proponente), Comunidadade Intermunicipal do Alentejo Central-CIMAC, Gestão Ambiental e de Resíduos-GESAMB, Universidade de Évora e da Região na busca e concretização de soluções para a problemática dos plásticos urbanos e agrícolas, numa perspetiva de Economia Circular e sustentabilidade.

O objetivo da conferência, que contou com o apoio do Fórum da Economia Circular do Alentejo-FECA, coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo-CCDRA, é a apresentação de resultados e perspetivas futuras de desenvolvimentos nesta área.

No final do evento, os participantes poderão visitar a exposição itinerante Plastoceno | A Era do Plástico, que tem estado a percorrer os municípios do Alentejo em ações de sensibilização para a redução/reutilização/reciclagem dos plásticos.

Consulte o programa em anexo. Inscrições em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-do-campo-a-mesa-a-circularidade-dos-plasticos-e-a-nova-agricultura-59768143125





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Curso de formação avançada em direito agrário e sustentabilidade

2019-03-22 a 2019-05-31, Lisboa

ADL propõe formação profissional agrícola

2019-04-08 a 2019-04-28,

Alterações climáticas e a agricultura, tema central da 36ª Ovibeja

2019-04-26 a 2019-04-27, Beja

"Alimentação e Território: Estratégias, Políticas e Metodologias"

2019-05-03 a 2019-05-04, Lisboa

Workshop DLBC Rural em Palmela

2019-05-06, Palmela

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1