Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

2017-10-10

Dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o Governo vai apresentar a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

A necessidade de políticas ativas que promovam uma redução significativa do desperdício alimentar é um facto. Na cerimónia de assinatura de contratos de financiamento pelo Fundo Ambiental de 20 projetos de economia circular, entre os quais se encontram alguns na área do combate ao desperdício alimentar, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, referiu que “ao longo da cadeia alimentar na União Europeia se regista um desperdício de 88 milhões de toneladas por ano” e que “desde a produção agrícola até ao consumo final – do prado ao prato – esse desperdício é de cerca de 30%”.

No final de 2016, o Governo criou a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA). O resultado do trabalho das 18 entidades que compunham a CNCDA foi posto a consulta pública até 29 de setembro. Luís Medeiros Vieira referiu-se à estratégia, destacando ações de sensibilização, de educação e a criação de uma plataforma eletrónica que assegure a gestão interativa de bens alimentares com risco de desperdício. Também deixou bem claro que o que era tradicionalmente considerado como uma perda está a tornar-se num valor.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1