Fórum Nacional “A Floresta de que Precisamos…”

2016-10-14

A 17 de outubro, a Ordem dos Engenheiros vai promover um fórum nacional, intitulado “A Floresta de que Precisamos…”. Na sequência das sessões em Coruche e no Porto, remata-se assim um ciclo de debates com uma sessão final na sede da Ordem, em Lisboa, para comunicar reflexões e recomendações regionais, lançando simultaneamente a discussão sobre duas temáticas “Erros que não podemos repetir” e “Soluções do Futuro”.

Porque o manancial de informação que acompanhou os acontecimentos catastróficos deste verão, como um velho refrão que se repete ano após ano, nem sempre contribui para uma ideia correta sobre o destino da floresta em Portugal. Porque a pressão para impedir o inevitável é tão grande que as soluções encontradas acabam por ficar aquém do que poderia ser uma política florestal nacional não em constante debate, mas sim eficaz, eficiente e efetiva.

O Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a Universidade de Lisboa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a FORESTIS – Associação Florestal de Portugal e a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, quer contribuir para que o futuro da floresta portuguesa seja construído sobre alicerces racionais, tecnicamente fundamentados, reforçando o potencial produtivo, preservando o valor ambiental e assegurando a dimensão social.

Se não existe só uma floresta em Portugal, como já dizia a Estratégia Florestal Nacional de 2006, se o setor se quer participado, forte e unido para ter qualidade, então há que organizar uma discussão aberta, participada. Daí o fórum “A Floresta que Precisamos…” querer identificar um conjunto de recomendações de política florestal prioritárias, ciente dos estudos e planos estratégicos já produzidos e do mais recente conhecimento científico e opções de gestão. Desta feita, o fórum vai juntar especialistas e investigadores para debater e pensar um futuro alternativo e florescente para a floresta em Portugal.

Para inscrições gratuitas:

http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/a-floresta-de-que-precisamos/

Para mais informações:

Secretariado dos Colégios da Ordem dos Engenheiros, Tel.: 213 132 662/64





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1