Governo promove Código de Boas Práticas Comerciais

2016-12-14

Acordo inédito entre as estruturas associativas representativas do setor agroalimentar e da distribuição levou a assinatura do Código de Boas Práticas Comerciais a 12 de dezembro, no Ministério da Economia.

O acordo para promover comportamentos comerciais leais e justos na cadeia de abastecimento alimentar procede do entendimento alcançado através da PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar. Estabelecida por despacho, a PARCA foi criada para fomentar a equidade e o equilíbrio da cadeia alimentar, promovendo o diálogo para permitir o aumento da transparência do mercado e o equilíbrio na distribuição de valor entre os diferentes setores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agrícolas e agro-alimentares.

Em complemento do enquadramento legal já existente, o Código de Boas Práticas Comerciais para a Cadeia de Abastecimento Agroalimentar declina um conjunto de princípios e de regras de conduta comercial entre concorrentes. Associa também todos os setores da cadeia de valor, desde a produção agrícola, representada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L. (CONFAGRI); a indústria agroalimentar, representada pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP); e a distribuição representada pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED).

Ao longo dos últimos meses, o Governo tem vindo a trabalhar na adoção deste Código de Boas Práticas, no âmbito dos trabalhos da PARCA, através do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira. Ambos destacam o sentido de responsabilidade que advém deste código como uma mais-valia para manter correção e equilíbrio ao longo de toda a fileira.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

100 projetos agrícolas no Orçamento Participativo de Portugal

2017-06-07 a 2017-09-10, https://opp.gov.pt/

Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar em consulta pública

2017-08-04 a 2017-09-29, Portal do Governo

Formação sobre a produção artesanal de vinho em Salir

2017-08-30 a 2017-09-13, Navo do Barão, Salir

Sustentabilidade do Montado Norte Alentejano

2017-09-15 a 2017-09-16, Portalegre

Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais

2017-10-06, Braga

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1