III Fórum Mundial de Inovação Rural

2017-07-19

Em plena XXI Feira Raiana, Idanha-a-Nova vai acolher o III Fórum Mundial de Inovação Rural, de 26 a 30 de julho. Instalado no Pavilhão da Inovação, o fórum serve para valorizar experiências empresariais inovadoras, potenciadoras da criação de riqueza e de desenvolvimento sustentável no mundo rural.

I431-IDANHA-A-NOVAXX13X.JPG

O Fórum vai arrancar logo, no primeiro dia, com a atribuição do Prémio “Fórum de Inovação Rural”, que visa distinguir casos de sucesso de empresas da região EURO-ACE (Euroregião Alentejo–Centro–Extremadura) inovadoras, geradoras de riqueza, emprego e fixação de população, que preservam o equilíbrio ambiental e valorizam a utilização dos recursos endógenos.

Em 2017, vão ser distinguidas cinco empresas – uma com o Prémio Fórum de Inovação Rural e outras quatro com menções honrosas para jovens e mulheres empreendedores. As empresas vencedoras vão beneficiar de prémios monetários, espaço para desenvolver a sua atividade, apoio de consultoria estratégica e coaching em liderança e comunicação.

Os dois dias seguintes vão estar preenchidos por painéis e workshops interativos com títulos sugestivos – “A semente”, “O Solo”, “O Alimento”, “A Economia”, “A Saúde na Horta” –, bem como diversas atividades de networking.

Mais concretamente, o painel “A Semente” vai abordar questões de metodologias, critérios de produção, conservação da biodiversidade, legislação, patentes e certificação de sementes; “O Solo” vai debruçar-se sobre solos, água, biodiversidade, saúde e qualidade de vida; “O Alimento” vai interessar-se por inovação tecnológica na agricultura, com temas como a indústria agro-alimentar, agro-pecuária, genética, ligação e acesso ao mercado, distribuição e novas tecnologias; e, por fim, “A Economia” vai tratar de economia circular e de economia verde.

A 29 e 30 de julho, vai haver espaço e tempo para mais actividades e uma mostra de produtos rurais inovadores e tradicionais.

A organização do Fórum é da responsabilidade conjunta do Município de Idanha-a-Nova, do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, do Ayuntamiento de Moraleja e da Diputación de Cáceres.

O programa completo do III Fórum Mundial de Inovação Rural encontra-se em anexo.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1