2019-10-04
Desde 1 de outubro a Associação In Loco rumou com a campanha “Produzir e Consumir Local” para Olhão, onde em parceria com o Município, estará a realizar um conjunto de ações de sensibilização que visam aumentar a consciência crítica dos cidadãos sobre a necessidade de adoção de modelos de consumo e produção sustentáveis, a uma escala local. A campanha lançada este ano no âmbito do projeto 100% Local concorre para a resolução de dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – a “Produção e consumo sustentáveis” e as “Cidades e comunidades sustentáveis”. O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é a data escolhida para uma das ações de maior visibilidade da campanha: o Mercado 100% Local, a decorrer no jardim Patrão Joaquim Lopes.
Em Olhão a campanha iniciou com a peça "A Balança" concebida pelo artista algarvio António Quintas, em exibição até ao final do mês na praça Patrão Joaquim Lopes. A instalação artística, inspirada nas antigas balanças de mercado, vai circular em itinerância pela região, chamando a atenção para a importância das opções de consumo e o seu impacto na saúde, na economia da região e no ambiente.
Com o mote “À mesa o que cresce perto da Porta”, a campanha materializa-se ainda na afixação de cartazes em locais estratégicos de grande visibilidade, com mensagens informativas e de apelo ao consumo local.
O evento decorre desde agosto em itinerância pelos sete concelhos da região e configura-se como um espaço de aproximação entre produtores e consumidores. Para tal, mobiliza os produtores de cada um dos concelhos parceiros, desafiando-os a expor e vender produtos agroalimentares, nomeadamente hortofrutícolas e transformados feitos a partir de matérias-primas da região. Em Olhão decorrerá ao ar livre entre as 15 e as 20 horas, composto por um espaço de venda ao público e um conjunto de ações para destacar a importância da alimentação enquanto motor dinamizador da economia da região e com fortes impactos ao nível do ambiente e da saúde. Pretende, assim, despertar os cidadãos para a importância de fazer escolhas acertadas, ponderadas e informadas neste campo. O evento contará ainda com uma performance, apresentada pelo Coletivo JAT - Janela Aberta Teatro, alusiva às problemáticas do consumo e da produção locais, como forma de sensibilização dos presentes para a importância de dar primazia aos circuitos curtos de produção e comercialização.
A campanha de sensibilização do projeto 100% Local decorrerá até abril de 2020, e contará ainda com a aplicação casefazem.pt, já em construção, onde estarão referenciados produtos e produtores e possibilitando aos consumidores conhecer os pontos de venda de produtos agroalimentares produzidos na região do algarve.
As ações do 100% Local são cofinanciadas pelo No Planet B by AMI, Instituto Camões e União Europeia e promovidas pela Associação In Loco com o apoio dos Municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.
Grupos de Ação Local |
Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. |
------------------------------------------ |
INFORMAÇÃO Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt |
SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1