“KmO Évora” arranca no Dia Mundial da Alimentação

2017-10-13

A 16 de outubro, pelas 15h00, a iniciativa “KmO Évora”, que defende a qualidade da restauração, do suporte da identidade e da atratividade dos territórios, é apresentada na Associação Comercial de Évora.

O KmO é um conceito que foi criado em Itália, pela Slow Food, e tem vindo a espalhar-se um pouco por todo o mundo como característica distintiva da restauração de qualidade, suporte da identidade e atratividade dos territórios. A refeição KmO é uma refeição confecionada maioritariamente com produtos de origem local. Um produto KmO é um produto com origem local. No caso de Évora a origem é o concelho de Évora.

O “KmO Évora”, apoiado numa parceria ampla entre várias instituições do concelho, quer:

  • Dinamizar a economia e a produção agroalimentar do concelho de Évora.
  • Promover a utilização, nos estabelecimentos de restauração, lojas de produtos alimentares e cantinas, de produtos locais de variedades mais adequadas à confecção das receitas tradicionais.
  • Reduzir o consumo de energia e materiais despendidos no transporte, conservação e embalamento dos alimentos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
  • Contribuir para a disponibilização, a todos os que nos visitam, de produtos alimentares de qualidade, reveladores da identidade e autenticidade da gastronomia local.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade nutricional dos alimentos ao reduzir o tempo entre a colheita e o consumo dos produtos com que são confecionados.

Um conjunto de restaurantes e lojas de venda de produtos alimentares também já estão envolvidos nesta iniciativa e neste conceito, para além das envolvidas na dinamização desta parceria. A KmO Évora vai estar sempre aberta a aceitar a pré-adesão ao projeto e a participação nas iniciativas que vão sendo realizadas, através da inscrição no grupo de facebook KmO Évora a criar.

No mesmo dia, das 14h00 às 16h00, no âmbito da mostra dedicada ao Dia Mundial da Alimentação, patente na Praça do Giraldo, os visitantes vão poder degustar produtos KmO.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

O montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular

2018-08-21 a 2018-08-22, Ponte de Sôr e Coruche

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1