Mais medidas europeias de apoio aos agricultores afetados pela seca

2018-08-31

Face ao clima de seca que domina o verão de 2018 e que prejudica em primeiro lugar os agricultores europeus, a Comissão Europeia continua a tomar medidas de apoio a este setor.

A Comissão Europeia apresentou dia 29 de agosto um conjunto de medidas suplementares destinadas a aumentar a disponibilidade de recursos forrageiros para prover às necessidades alimentares dos seus animais. Este novo conjunto de medidas vem completar as medidas já anunciadas no início de augusto.

A proposta relativa a adiantamentos mais elevados foi também oficialmente apresentada. Os agricultores poderão receber até 70% dos seus pagamentos diretos e até 85% dos pagamentos ao abrigo do desenvolvimento rural a partir do meio de outubro, em vez de esperar até dezembro.

Em todo o caso, a Comissão quer garantir a proporcionalidade na implementação destas medidas e no respeito pelas preocupações ambientais.

Os apoios podem chegar aos 15 mil euros por agricultor e por períodos de três anos. Também existem possibilidades de assistência no âmbito do desenvolvimento rural, incluindo, por exemplo, o financiamento das novas sementeiras de pastagens ou a compensação das perdas de rendimento.

As propostas apresentadas serão submetidas aos Estados Membros numa próxima reunião da Comissão. Deverão ser postas a voto em breve e oficialmente adotadas até ao final do mês de setembro, sendo a sua aplicação retroativa.

A Comissão mantém o contacto com todos os Estados Membros para receber informações actualizadas sobre as consequências da seca.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1