Manual de características de retenção de água no solo para utilização na rega das culturas

2016-11-21

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) elaborou e publicou, no corrente mês de novembro, um manual de divulgação do conhecimento existente sobre as características de retenção de água dos solos de Portugal com vista a melhorar a prática da rega e a proteção dos ecossistemas, entre os quais o solo.

Fala-se aqui num recurso natural limitado, facilmente degradável e perecível – o solo. Partindo do princípio que os processos da sua degradação constituem um grave problema a nível mundial, com consequências ambientais, sociais e económicas significativas, urge evitar o agravamento da degradação (física, química e biológica) causada por um uso impróprio e uma gestão inadequada, muitas vezes desencadeados por práticas agrícolas desadequadas, incluindo a rega.

Embora a rega seja fundamental para o aumento da capacidade produtiva dos solos e para o suprimento das necessidades de alimentação a todos os níveis, a sua condução requer alguns conhecimentos sobre as suas características e limitações, nomeadamente em termos de retenção da água no solo. Uma má condução da rega pode não só levar a uma prática agrícola potenciadora da degradação dos solos ao promover mecanismos de erosão e ao favorecer processos de salinização, no caso dos solos com problemas de drenagem, como também promover a degradação da qualidade das águas superficiais e subterrâneas devido à lixiviação e transporte de fertilizantes e fitofármacos aplicados nas parcelas agrícolas.

Para garantir uma gestão eficiente da rega, é, por isso, necessário e urgente conhecer as características de retenção da água no solo, nomeadamente dos teores de água correspondentes à capacidade de campo e ao coeficiente de emurchecimento permanente e, consequentemente, da água disponível para as plantas.

Também segundo os autores deste manual, os regantes, em Portugal, são muitas vezes confrontados com informação pouco adequada sobre as características dos solos. Pois apesar de haver alguma divulgação de informação técnica da especialidade, esta não está adaptada aos solos nacionais. É precisamente esta lacuna que o INIAV, Laboratório de Estado da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária, pretende colmatar com este manual acessível a todos.

O Manual de características de retenção de água no solo para utilização na rega das culturas está disponível no site do INIAV e pode ser consultado através deste link: http://www.iniav.pt/fotos/editor2/
manual_caracteristicas_retencao_agua
_solo.pdf
.

 

Descritores: Pequena agricultura, Setor Agrícola, Relatórios ou estudos especializados, Informação técnica.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

Mercados de Natal do Ribatejo Interior

2018-12-01 a 2018-12-16, Constância, Abrantes e Sardoal

Seminário “Agricultura Nacional – Produção Local – Comercialização Direta”

2018-12-18, Alpiarça

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1