“Produtos de Qualidade, Territórios e Gastronomia” em perspetiva

2017-06-27

No dia 13 de junho, o Colóquio “Produtos de Qualidade, Territórios e Gastronomia”, integrado na participação da Minha Terra na FNA 2017 no âmbito do Projeto Plano de Informação LEADER 2020, projetou uma visão sobre esta temática segundo cinco perspetivas integradas.

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Depis da abertura, a cargo da Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim, a mesa redonda, constituída por cinco oradores, e moderada pela presidente da Federação Minha Terra, Maria João Botelho, arrancou com uma perceção virtual dos produtos. Cristina Hagatong, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), guiou os cerca de 40 participantes no colóquio numa visita pelo Sistema de valorização de produtos tradicionais portugueses, ilustrado através da sua página Produtos tradicionais portugueses e da marca coletiva de certificação “tradicional.PT”.

Seguiu-se Teresa Vivas, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que partiu das raízes da palavra gastronomia e fez um breve retrato da gastronomia portuguesa, enquanto pilar da cultura nacional, por essência autêntica, rica e diversa e, por fim, objeto de atração e paixão com um potencial de valorização e promoção internacional ainda por explorar.

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Na terceira parte desta viagem pela temática dos "Produtos de qualidade, territórios e gastronomia", Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, falou na “Importância dos produtos de qualidade e do receituário na dinamização das economias locais”. Olga Cavaleiro qualificou as confrarias nacionais de “agências de comunicação do pequeno destino”, porque graças a elas “os pequenos pontos pretos no mapa” de Portugal “adquirem textura e aroma”. Mais ainda, no que respeita à Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, é permitido falar numa agência de desenvolvimento local, visto que contribuiu para a divulgação e recuperação do património – a torre do antigo castelo de Tentúgal –, para a recuperação das tradições – envolvendo as crianças –, e para a divulgação do produto – três publicações.

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Com base no caso ilustrativo da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, apresentado por Olga Cavaleiro, que garante em permanência a presença de um prato de anho assado com arroz de forno na ementa de pelo menos um dos restaurantes de Marco de Canaveses, Miguel Ventura, do GAL ADIBER/Beira Serra 14-20, levantou a questão da importância do escoamento dos produtos endógenos e da dificuldade em sensibilizar os empresários da área da restauração. A fundadora da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal respondeu que os empresários da restauração deveriam não só conhecer os produtores, como o receituário de produtos tradicionais.

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Artur Gregório, da Associação In Loco, fez uma exposição sobre a iniciativa “A Rota da Dieta Mediterrânica” e, nomeadamente, sobre o selo de identificação concebido para o visitante reconhecer e optar em conhecimento de causa não só por produtos locais de qualidade, como também por locais para desfrutar os produtos de qualidade – mercearias, ementas, lojas de artesãos, alojamento, projetos e atividades e património.

Por último, Ana Paula Xavier, em representação da Federação Minha Terra, falou dos apoios disponíveis no âmbito da Media 10 – LEADER/DLBC do PDR2020, e mais precisamente das tipologias mais indicadas no que respeita aos produtos de qualidade – Pequenos Investimentos na transformação e comercialização, Cadeias curtas e mercados locais e Promoção de produtos de qualidade locais.

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As apresentações dos cinco oradores encontram-se também em anexo.





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