Projeto Waste2Value coordenado pela ADDLAP recebe uma menção honrosa

2018-06-27

No X Biochemistry Day, que decorreu no dia 18 abril de 2018 na Universidade de Aveiro, o trabalho realizado no âmbito do projeto Waste2Value que visa a valorização de caules e ramos de segurelha (Satureja montana) foi contemplado com uma menção honrosa. Após remoção das folhas, estes subprodutos agroindustriais fornecidos pela Ervital – infusões e condimentos biológicos, eram considerados até ao momento resíduos descartados e não valorizados.

Neste trabalho, foram obtidos óleos essenciais a partir dos subprodutos de segurelha por hidrodestilação e hidrodestilação assistida por micro-ondas, sendo posteriormente caracterizados por GC-MS. Maioritariamente , estes são constituídos por monoterpenóides, especialmente carvacrol. Os primeiros ensaios microbiológicos revelaram grande potencial antimicrobiano contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, provavelmente devido à alta concentração de carvacrol.

O projeto Waste2Value – Integração da valorização de subprodutos da atividade agrícola com a produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais obedece ao objetivo desta operação financiada no âmbito da Medida 1 – Inovação do PDR2020 intitulada Grupos Operacionais (GO), que se destina a apoiar a inovação no setor agrícola nacional no quadro da Parceria Europeia para a Inovação (PEI) para a produtividade e sustentabilidade agrícola, inscreve-se na prioridade “facilitação do fornecimento e utilização de fontes de energia renováveis, de subprodutos, resíduos e desperdícios e de outras matérias-primas não alimentares para promover a bioeconomia” do FEADER.

A ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, entidade coordenadora do GO, reuniu para este projeto um conjunto de parceiros – ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela; a ERVITAL; a INDUMAP – Industrialização de fruta; o Instituto Politécnico de Viseu, OVARGADO – Sociedade comercial e industrial de alimentos para animais; a SILVEX – Indústria de plásticos e papéis; a Universidade de Aveiro; Vasco Pinto & Agostinho Sousa Produtos Hortícolas e ervas aromáticas.

Ver em anexo poster científico objeto da Menção Honrosa, elaborado pelos alunos da Universidade de Aveiro – Jéssica Santos, Elisabete Coelho, Isabel Henriques, Cláudia P. Passos, Pedro Teixeira, Manuel A. Coimbra. Saiba mais sobre o Waste2Value no Portal Inovação para a Agricultura da Rede Rural Nacional





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1