Proteção das Plantas 2017

2017-09-25

Sob o chapéu da Proteção das Plantas 2017, estão congregados três eventos para os dias 26 e 27 de outubro, a decorrer na Escola Superior Agrária de Santarém – o 2º Simpósio SCAP (Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal) de Proteção das Plantas, o 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia e o 11º Encontro Nacional de Proteção Integrada.

Apesar da Europa adotar alguma legislação rigorosa no que respeita ao registo e uso de pesticidas, criando a necessidade de desenvolver novos sistemas de proteção de culturas menos dependentes da luta química, com base na Proteção Integrada e na Agricultura Biológica, a Proteção das Plantas na Europa em 2030-2050 vai ser ainda mais exigente, a humanidade encontrando-se perante um quadro de alterações climáticas, de crescimento demográfico, de crise energética e de muito outros desafios. 

Impõe-se a produção sustentável de mais e melhores alimentos e fibras, reduzindo inputs e desperdício, sabendo todavia que o cenário é de globalização e de provável aumento da incidência dos inimigos das culturas. Perante tantos e variados desafios, é exigido um investimento crescente no conhecimento, na tecnologia e na inovação.

O Proteção das Plantas 2017 quer juntar, num encontro interdisciplinar, investigadores, técnicos, produtores, industriais do setor, jovens estudantes e todos os que se interessam pela área da proteção das plantas para refletir e discutir medidas que conciliem o aumento da produção sustentável, agrícola e florestal, com os desafios que se avizinham.

Espera-se, com base neste número alargado de especialistas, criar um terreno de discussão comum propício a encontrar ideias com vista ao aumento sustentável a produção agrícola e florestal, com redução do uso de pesticidas, contribuindo para a competitividade da economia, a conservação dos recursos e a segurança dos produtos agrícolas e florestais.

A realização deste evento está a cargo da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia (SPF), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola National (COTHN) e a Escola Superior Agrária de Santarém.

Saiba mais em http://pdp2017.webnode.pt/. O formulário de inscrição pode ser acedido aqui.





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos. Prazos de candidatura.

Agenda

4º Encontro Europeu de Movimentos de Agricultura Apoiada pela Comunidade

2018-11-09 a 2018-11-11, Tessalónica (Grécia)

Newsletter LEADER 2020





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1