Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP ausente da XI Conferência

2016-10-31

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP), órgão máximo da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, denuncia a ausência de convocação da sessão ordinária da CONSAN-CPLP para a Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP a decorrer de 31 de outubro a 1 de novembro, em Brasília.

Embora a segurança alimentar e nutricional da CPLP afete, direta ou indiretamente, mais de 150 milhões de pessoas, o tema parece “desclassificado” nesta XI Conferência, o que também segundo o CONSAN-CPLP, “constitui uma violação de acordos anteriores efetuados pelos Chefes de Estado e de Governo com apoio do Secretariado Executivo da CPLP e da FAO”.

A Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP (REDSAN-CPLP) pediu, a 16 de outubro, data simbólica do Dia Mundial da Alimentação, a intermediação dos ministros das áreas responsáveis pela Segurança Alimentar e Nutricional e aos chefes de Estado e de Governo da CPLP com vista à concretização da sessão ordinária da CONSAN-CPLP.

A mesma solicitação já tinha sido apresentada por via do Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (MSC-CONSAN) da CPLP que reuniu mais de 500 organizações da sociedade civil, representando mais de 25 milhões de agricultores, no âmbito do II Fórum da Agricultura Familiar e da Segurança Alimentar e Nutricional (FAFSAN II) na CPLP, que decorreu entre os dias 26 e 30 de setembro, em Lisboa.

Face ao quadro atual de desnutrição, mal nutrição, sobrepeso e obesidade, na origem de uma situação alarmante ao nível de doenças como hipertensão, diabetes e cancro, consumindo entre 20 a 30% dos orçamentos públicos anuais nos vários Estados da CPLP, a FAFSAN II emitiu uma declaração alertando para necessidade de uma transição para a humanização alimentar, ou seja, para sistemas alimentares mais democráticos e sustentáveis, consubstanciada por cinco recomendações dirigidas aos chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Para mais informações, consultar os sites da REDSAN-CPLP e do FAFSAN II.

 





Grupos de Ação Local


I16-MRLM.PNG

Localizar GAL por Concelho e Freguesia. Contatos.

------------------------------------------

INFORMAÇÃO

Este website deixou de ser atualizado. Algumas funcionalidades, como o mapa dos Grupos de Ação Local (GAL), mantêm-se operacionais. A informação relevante sobre a atividade dos GAL / abertura de avisos passa a constar em www.minhaterra.pt





SICLIK.COM.S8V2.LEADER2020.MINHATERRA.PT.1